Reforço das delegações de competências da Câmara de Ílhavo passa os 16 %

1054
Cidade de Ílhavo.

O valor dos contratos interadministrativos da Câmara de Ílhavo com as freguesias aumentou 16,7%, informa a edilidade.

As delegações de competências a celebrar com as Juntas para o ano de 2019 rondam 350.000 euros, mais 50.000 euros que em 2018.

A autarquia decidiu a transferência de 141.750 euros para a Freguesia de S. Salvador, 123.950 euros para a Gafanha da Nazaré; 54.850 euros para a Gafanha da Encarnação e 30.000 euros para a Gafanha do Carmo.

“Os valores consagrados nos respetivos contratos interadministrativos têm por objeto a delegação de competências, essencialmente, em matérias como limpeza, conservação, manutenção de vias; a desobstrução e limpeza de valas; a aplicação de placas toponímicas; a conservação e manutenção de lavadouros e sanitários públicos, dos parques infantis públicos e equipamentos desportivos, entre outras”, explica o comunicado.

De acordo com a Câmara, “a novidade dos contratos para o presente ano reside, essencialmente, no aumento do valor global a transferir, a assunção da gestão do espaço público para festas e romarias e um apoio na execução de obra física.”

É dado destaque ao “pleno entendimento para a elaboração das propostas dos contratos a assinar muito em breve, bem como o espírito de solidariedade demonstrado em relação à Freguesia da Gafanha do Carmo que permitiu incrementar um valor acrescido de forma a tornar os serviços que presta mais eficazes e mais equilibrados.”

Quase 110 mil euros para o GDG

A Câmara formalizou também um Programa de Desenvolvimento Desportivo com o Grupo Desportivo da Gafanha (GDG) no valor de 109.000 euros para a época desportiva 2018-2019.

É o maior volume de transferência financeira da autarquia para qualquer associação e clube desportivo, justificado pelos cerca dos 650 atletas que a coletividade tem nas suas modalidades (atletismo, basquetebol, futebol e futsal).

O apoio é justificado ainda “para a recuperação da imagem” e “reestruturação do clube, face aos recentes momentos vividos internamente de maior constrangimento e instabilidade.”

Publicidade, Serviços & Donativos

 

 

Comercio 780