Rede de Amigos Pépedal: Valorizar mobilidade ativa e economia local

388
Imagem partilhada pela associação Ciclaveiro.
Comercio 780

A rede de Amigos Pépedal é uma rede aberta de estabelecimentos e projetos locais da cidade de Aveiro que reconhecem a importância da mobilidade ativa e os benefícios para os cidadãos, para a saúde e o ambiente e para a economia local.

Por Ciclaveiro (direção) *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O programa de mobilidade escolar ativa PéPedal da Ciclaveiro, lançado em novembro de 2023 e que está a ser implementado pela primeira vez em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro, avança agora para uma nova fase.

O programa ativa e divulga agora a Rede de Amigos Pépedal, pretendendo aumentar e valorizar a relação entre mobilidade ativa e a economia local, relação em que todos beneficiam.

A rede de Amigos Pépedal é uma rede aberta de estabelecimentos e projetos locais da cidade de Aveiro que reconhecem a importância da mobilidade ativa e os benefícios para os cidadãos, para a saúde e o ambiente e para a economia local.

Neste sentido, os parceiros que integram esta rede comprometem-se a colaborar para a promoção desses hábitos e a contribuir para uma cidade mais segura, confortável e amigável para as crianças, reconhecendo e premiando o esforço das crianças que, uma vez por semana, vão a pé e de bicicleta para a escola nos Comboios PéPedal.

Estes Comboios Pépedal, que integram o programa de mobilidade escolar ativa da Ciclaveiro, têm 12 linhas ativas, das quais 9 são feitas a pé e 3 de bicicleta, para as 4 escolas do Agrupamento de Escolas de Aveiro que já permitiram realizar, até esta data, 1015 viagens para a escola feitas por crianças entre os 3 e os 10 anos de idade, acompanhadas por pais voluntários que, no papel de maquinistas dos comboios, guiam as crianças até à escola e validam as suas viagens através do Passe PéPedal.

Estas viagens para a escola feitas a pé ou de bicicleta permitem que as crianças inscritas vão conquistando pontos no seu Passe PéPedal e que, a partir de agora, já podem trocar por benefícios junto da Rede de Parceiros Locais “Amigos PéPedal”.

Os parceiros locais que integram a rede estão divulgados em https://pepedal.pt/#amigos e abarca projetos comerciais, sociais e culturais que se identificam e reconhecem os benefícios individuais e coletivos das deslocações ativas, tais como:

Casa Martelo
Casú – Casulo Clube de Arte
ID-Identidade Digital
Livraria Gigões & Anantes
Farmácia Oudinot
MiniMercado Flor de Sá
Sabores que Marcam
OMA – Oficina de Música de Aveiro
Trigamilhamãe
Bastardo Coffee Roasters
Casa da Bicicleta – Ciclaveiro
Sporting Clube de Aveiro – Academia de Vela
Rota das Cores
Papelaria Titocas

Estes Amigos PéPedal reconhecem que quando andamos e pedalamos pela cidade todos beneficiam, não só em saúde física e mental, aumentando o nosso bem-estar individual e coletivo, valorizando e humanizando o espaço público, mas também que beneficiamos a dinâmica local e social, criando proximidade e hábitos mais conscientes de consumo, essenciais à valorização e ativação do comércio local e do pulsar dos agentes locais desportivos, sociais e culturais.

Toda a informação sobre este programa PéPedal, sobre as iniciativas, sobre as condições e regras de utilização dos comboios e do Passe Escolar PéPedal pode ser consultada em pepedal.pt

A Ciclaveiro vem, mais uma vez, através deste programa, reforçar a importância de trabalhar este tema desde cedo nas escolas, contagiando as famílias, envolvendo a comunidade na construção de uma cidade melhor para viver, de cidadãos mais conscientes e críticos com as opções que tomam e do seu importante papel na mudança coletiva.

* https://ciclaveiro.pt/

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780