Reabilitação do ‘teatro-clube’ do Centro Recreativo Murtoense em fase de projeto

1581
Centro Recreativo Murtoense, Murtosa.

O restauro do edifício que alberga a sede e o ‘teatro-clube’ do Centro Recreativo Murtoense, na Vila da Murtosa, conheceu mais um avanço.

A autarquia local acaba de adjudicar a elaboração do projeto de execução da obra de recuperação e requalificação do emblemático auditório

A proposta foi adjudicada por 8.200 euros. Seguir-se-á o lançamento do concurso público da empreitada para modernizar o edifício municipal inaugurado em 27 de Setembro de 1931 que fica localizado na Avenida 29 de Outubro.

A Câmara deseja manter as características arquitectónicas iniciais, mas com melhores condições para as atividades a que está destinado.

“Uma das acções que se reveste de maior relevância e delicadeza é a recuperação da tela, que encima a boca do palco da sala de espetáculos, sobre a temática da ‘arte xávega’, pintado, em 1950, pelo conhecido e reconhecido pintor e escultor Murtoseiro, Dimas Macedo, já falecido”, refere uma nota municipal divulgada aquando da abertura de concurso público para a elaboração do projeto.

A intervenção no edifício do Centro Recreativo Murtoense insere-se na estratégia de reabilitação um conjunto de edifícios públicos locais que foram sendo ocupados com novas atividades.

Já foi alvo de recuperação o edifício Tavares Gravato, situado na Rua dos Precursores, que em 2010 recebeu o Arquivo Municipal. Outra prioridade foi a reabilitação do edifício dos antigos Paços do Concelho, localizado na Rua Dr. Carlos Barbosa, que ganhou novas valências de cariz social e cultural (Casa das Gerações / Biblioteca) após obras de meio milhão de euros.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780