Rafael Vaz despede-se da liderança da FAJDA

694
Rafael Vaz.
Dreamweb 728×90 – Video I

Rafael Vaz, Presidente da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro (FAJDA), eleito pela primeira vez em 2016 e reeleito em 2019, deixará a liderança desta estrutura no próximo dia 27 de novembro, durante o 16º Encontro de Associações Juvenis do Distrito de Aveiro que se realizará em Oliveira de Azeméis.

O Dirigente Ilhavense, antigo Presidente do Grupo de Jovens “A Tulha” e atual Presidente do Conselho Inter Regional da FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis deixa assim a estrutura que representa mais de 100 associações juvenis e de carácter juvenil junto dos organismos públicos e privados.

Ao fim de mais de 6 anos na liderança da Federação, o ainda presidente salienta a honra que sempre o acompanhou enquanto porta voz de um movimento tão relevante e dinâmico na região e no país.

Da sua liderança destaca-se a proximidade às associações que incutiu desde a primeira hora com a criação dos Roteiros de Proximidade, que permitiu visitar in loco e ao longo deste período dezenas de associações do Distrito, acompanhados de uma forte representatividade da federação nas principais iniciativas das associações do distrito, reforçando sempre a proximidade e acompanhamento do trabalho das associações.
Paralelamente a esta proximidade cumpriu-se um considerável investimento na sede desta federação distrital situada em Arouca, quer ao nível dos equipamentos quer no que toca à requalificação do edifício e da sua envolvente, permitindo assim uma maior e melhor utilização daquele espaço, em particular por associações locais e de concelhos vizinhos.

Destaca-se ainda o papel reivindicativo que a federação alcançou e sempre demonstrou ao longo destes 6 anos na defesa dos superiores interesses do movimento associativo do distrito, junto do Governo, da Assembleia da República e em particular do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, através de audiências com membros do governo, dirigentes do IPDJ e com os Grupos Parlamentares na Assembleia da República, reivindicando sempre por mais e melhores políticas de juventude, sempre de forma construtiva e cooperante com os diversos setores do Associativismo Juvenil, tornando-se desta forma numa voz ativa e conciliadora do movimento.

Ao nível local, fruto do trabalho desenvolvido junto das Autarquias, a Federação ganhou assento nos Conselhos Municipais de Juventude dos Municípios de Santa Maria da Feira, Ovar e Arouca, tendo ainda, Rafael Vaz, sido eleito, enquanto Presidente da Federação, Conselheiro no Conselho Consultivo Regional do IPDJ em representação das Federações da Região Centro.

Rafael Vaz, deixa uma palavra de reconhecimento e gratidão ao movimento associativo do distrito pelo trabalho que as associações desenvolvem nas suas comunidades, com um papel fundamental na definição das suas identidades e dinâmicas e um profundo agradecimento a todos os que acompanharam e contribuíram para o sucesso destes 2 mandatos.

Salienta ainda a importância de projetar e reformar o futuro do movimento, defendendo que devem ser limados alguns aspetos da atual lei do associativismo, sob pena de se hipotecar o futuro do movimento associativo juvenil e a sua essência, considerando que ao nível central e político a gestão das áreas da juventude e do desporto devem ser repensadas. Este é um trabalho que deve ser feito conjuntamente pelo movimento e pela tutela.

Acredita ainda que este quadro político é o momento ideal para estudar uma alteração à lei orgânica do IPDJ-Instituto Português do Desporto e Juventude, que permita um reforço da representação das Direções Regionais, um claro e necessário investimento nos recursos humanos deste organismo, em particular nos serviços distritais, e ainda a requalificação das insfrastruturas do IPDJ, tornando-as, como já o foram, em verdadeiros espaços de criação, estudo e desenvolvimento juvenil nos diversos distritos.

A Direção da Federação.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780