Quercus contra ‘Corrida das Areias’ em época de nidificação de aves

823
Dunas de São Jacinto, Aveiro.
Comercio 780

O núcleo regional de Aveiro da associação ambientalista Quercus emitiu um comunicado a “mostrar” a sua “indignação” pela realização da ‘Corrida das Areias’, uma prova que liga a Torreira e passa por áreas de proteção da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto.

“Não entendemos como pode ser autorizado este evento, uma vez que, para além da destruição da vegetação dunar, estamos em plena época de nidificação de espécies protegidas pela Diretiva Aves, como o Borrelho-de-coleira interrompida. Esta espécie coloca os seus ovos no areal até à duna primária, pelo que estes estão sujeitos a todos os riscos inerentes à atividade humana nas praias, nomeadamente, ao pisoteio”, alertam os ecologistas.

“Nesta altura do ano há casais a incubar e crias que já eclodiram e que ainda não voam, pelo que há o sério risco de serem pisados e de se estar a promover um dano irreparável na reprodução desta e de outras espécies que nidificam nas zonas de praia”, acrescenta a nota de imprensa da Quercus.

A passagem por áreas de proteção da reserva, “que deveriam estar resguardadas deste tipo de ameaças, é algo que não compreendemos e que viola claramente o Plano de Ordenamento e da Rede Natura 2000”, insiste a associação ambientalista, deixando um apelo “ao bom senso” da organização para “cancelar esta prova na data e percurso anunciado, optando por soluções que respeitem os períodos e espaços de nidificação destas aves.”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.