PSD lamenta atraso da requalificação da Estrada Nacional 109 no troço que atravessa Ovar

1549
EN 109, Ovar (Google Maps).

A deputada do PSD Carla Madureira questionou esta segunda-feira o ministro das Infraestruturas sobre o atraso das obras de requalificação da Estrada Nacional 109, mas ficou sem resposta. Intervindo na discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2022 (OE), a parlamentar social democrata lamentou que a cada ano que passa a obra é remetida para o ano seguinte.

“Esta é a terceira vez que me dirijo ao senhor ministro das Infraestruturas para o questionar sobre a Estrada Nacional 109, no troço que atravessa o concelho de Ovar” – atirou Carla Madureira, para acrescentar que o que mudou desde a primeira vez que a pergunta foi formulada, “foi o tamanho dos buracos e as maiores dificuldades em circular, seja de automóvel ou a pé”.

Carla Madureira enfatizou, na ocasião, que a EN109 é uma via alternativa à portajada autoestrada A29, que serve um território industrializado e junto ao litoral, “que se encontra em estado de degradação avançada, com graves problemas de segurança para peões e automobilistas e que urge resolver, em nome da segurança rodoviária e da fluidez da circulação”.

“Todos os anos a requalificação deste troço da EN109 vem sendo reprogramada para o ano seguinte” – lamentou a deputada aveirense, questionando o governante sobre se com este OE “não vamos ter mais adiamentos e se, finalmente, as obras avançarão”.

A outro nível, Carla Madureira confrontou o ministro com a modernização da linha ferroviária do Norte, no troço entre Ovar e Espinho, dado que o calendário anunciado pelo governo tem vindo a ser sucessivamente protelado. A deputada aveirense quis saber que procedimentos estão previstos em 2022 e qual é o calendário previsto para o lançamento da empreitada, o início e a conclusão das obras, neste troço entre Válega e Espinho.

PSD / Grupo Parlamentar

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.