PS propõe testes rápidos gratuitos de despiste à covid-19

1396
Cidade de Santa Maria da Feira.

A concelhia do PS de Santa Maria da Feira sugere à Câmara Municipal (CMSMF) a disponibilização gratuita de testes rápidos de despiste à covid-19, os quais foram já validados pelo Infarmed.

O PS defende a imediata aplicação destes testes nas escolas do 1º ciclo a toda a comunidade escolar (professores, alunos e auxiliares), bem como nos lares (aos seus utentes e funcionários). Defende ainda a aplicação dos testes rápidos aos doentes de risco (diabéticos, hipertensos, com doença oncológica e cardíaca, entre outros), em parceria com as USF’s do concelho.

Sabe-se que o Infarmed já deu parecer a outros municípios sobre a validade e eficácia do teste rápido mais apropriado a utilizar na comunidade, de modo a garantir uma correta administração do processo de testagem, em articulação com a Direção-Geral da Saúde.

No entender do Partido Socialista de Santa Maria da Feira, este processo de testagem deverá ser implementado o mais rápido possível no município, uma vez que contribuirá para a identificação precoce de eventuais casos positivos.

Numa altura em que a abertura das escolas e o regresso ao trabalho nas empresas promove um maior contacto social e, consequentemente, um maior risco de contágio, esta medida enquadra-se num cenário de prevenção e, por isso, deverá ser aplicada de forma generalizada aos grupos sociais supra-identificados.

Não se pode esquecer que grande parte dos infetados pela Sars-Cov-2 são assintomáticos, pelo que estes casos passarão despercebidos, transformando-se em potenciais fatores de contágio, uma vez que o critério de testagem definido está associado ao aparecimento de sintomas. Desta forma, é extremamente importante trabalhar no sentido de prevenir que os casos assintomáticos contribuam para o despoletar de surtos em escolas ou lares, como infelizmente acontece noutras zonas do país.

Tal só é possível se os doentes de risco, assim como a comunidade escolar e dos lares for testada, de modo a que as cadeias de transmissão possam ser devidamente identificadas e interrompidas antes de se transformarem em surtos.

De acordo com o boletim epidemiológico até segunda-feira, o concelho de Santa Maria da Feira somou um total de 884 casos de Covid-19 desde o início da pandemia – mais 73 casos confirmados numa semana. Na passada segunda-feira, 12 de outubro, contabilizava 811 casos.

O PS defende que os testes rápidos devem ser disponibilizados o quanto antes no município de Santa Maria da Feira. O seu uso é recomendado em escolas, lares e unidades de saúde, tendo a vantagem de ter um custo significativamente mais reduzido do que os testes até agora utilizados.

Além disso, trata-se de uma medida preventiva, com o intuído de salvaguardar a saúde de todos os munícipes, contribuindo também para a saúde económica da região.

Neste sentido, o PS de Sta. Ma. da Feira propõe igualmente que a CMSMF estabeleça uma parceria com a Associação Empresarial da Feira e com a colaboração da autoridade municipal de saúde, de forma a facilitar a disponibilização de testes rápidos de despiste à Covid-19.

O objetivo é que em Sta. Ma. da Feira se possa reativar todo o comércio e restauração local em segurança e, numa segunda fase, permitir também a abertura das empresas com atendimento ao público. Com estas medidas adicionais a Câmara estará a assegurar a proteção de todos neste contexto de pandemia.

Márcio Correia, presidente da CPC do PS de Sta. Ma. da Feira defende que “a identificação precoce de casos positivos assintomáticos, com recurso aos testes rápidos, é uma medida prudente, cujo objetivo primordial é identificar e interromper as possíveis cadeias de transmissão ativas, antes que estas progridam para surtos.

É responsabilidade da CMSMF atuar nesse sentido, adquirindo testes rápidos de despiste à Covid-19, aumentando, assim, a sua capacidade de prevenção de eventuais contágios pelo vírus e, consequentes surtos em lares ou escolas. Este é, portanto, um investimento na saúde de toda a população do concelho que permitirá preservar a economia local.”

PS de Santa Maria da Feira

Publicidade, Serviços & Donativos