PS pede mais ambição para a política de juventude de Ílhavo

801
Paços de Concelho, Ílhavo.

A deputada municipal do Partido Socialista, Diana Gandarinho, interveio na última reunião de Assembleia Municipal para sugerir mais ambição nas políticas de juventude do Município de Ílhavo, ao invés da simples manutenção das medidas seguidas pelo executivo anterior, como indicia a satisfação manifestada pela atribuição do selo de Município Amigo da Juventude, com apenas uma estrela atribuída, a categoria mais modesta.

Para tanto, Diana Gandarinho elencou algumas medidas que considera oportunas: a elaboração do Plano Municipal de Juventude, de que o Município não dispõe e que é uma ferramenta essencial de diagnóstico e planeamento das políticas autárquicas; a implementação de ferramentas de cogestão que envolvam os jovens na participação cívica, como o são o Orçamento Participativo Jovem ou a constituição de uma Comissão Permanente do Conselho Municipal da Juventude, dotado de orçamento e autonomia de ação; a criação de políticas de apoio à iniciativa jovem, designadamente na área do empreendedorismo; e a criação de espaços municipais para associações e projetos jovens.

A bancada do PS defendeu que é possível e desejável aprofundar o investimento do Município nas políticas de juventude, através destas medidas que a Federação Nacional das Associações Juvenis considera modelares e, portanto, essenciais para que um Município seja considerado exemplar no campo do apoio aos jovens, através da atribuição da distinção máxima com a categoria de três estrelas do selo de Município Amigo da Juventude.

Diana Gandarinho defendeu que, ao invés de verificar debates sobre a paternidade dos prémios que distinguem a ação da Câmara no mandato anterior, preferiria que o Presidente da Câmara anunciasse uma nova ambição para melhorar a ação da autarquia, procurando respostas para os novos problemas e desafios que se colocam às nossas comunidades.

Partido Socialista de Ílhavo

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.