PS/Ílhavo sugere programa municipal de compostagem de resíduos orgânicos

1029
Paços de Concelho de Ílhavo.
Comercio 780

A bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Ílhavo, pela voz da deputada municipal Diana Gandarinho, pediu prioridade à gestão de biorresíduos no contexto do aumento do custo do Município com a gestão de resíduos indiferenciados, com impacto previsto nos orçamentos familiares.

No seguimento de recentes declarações do Presidente da Câmara, de apelo à separação de resíduos por parte das famílias, Diana Gandarinho aproveitou a recente sessão de Assembleia Municipal para manifestar que o aumento de ecopontos não é suficiente.

A bancada do Partido Socialista defendeu, para o efeito, a implementação de um programa de compostagem de resíduos orgânicos, através da criação de condições para a compostagem individual ou comunitária e a sensibilização para esta prática com impacto indiscutivelmente positivo na sustentabilidade ambiental e na redução dos custos com a gestão de resíduos que onera o orçamento municipal e os orçamentos familiares.

Diana Gandarinho esclareceu, para demonstrar o impacto que este programa poderá ter, que 40% dos resíduos indiferenciados são orgânicos, sendo que destes a maioria são subprodutos da preparação de alimentação.

A proposta apresentada permite gerir a pegada dos combustíveis fósseis na recolha, bem como os custos da mesma; contribui para as metas comunitárias da União Europeia com que o nosso país se comprometeu; conecta as pessoas com a cidadania responsável e estimula outros tipos de separação; fomenta a defesa do meio-ambiente, estando cientificamente provado que isso aumenta outros comportamentos pró-sustentabilidade.

A autarca do PS lamentou que esta não seja uma prioridade transposta no Plano e Orçamento da maioria e na atividade municipal recente, apesar de o programa eleitoral do atual Presidente da Câmara defender esta opção.

Dá-se o nome de compostagem ao processo de transformação de resíduos orgânicos em composto. Este composto funciona como adubo ou fertilizante dos solos e, portanto, uma excelente alternativa aos fertilizantes químicos.

Partido Socialista de Ílhavo

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.