PS/Ílhavo defende pacote de medidas anti-inflação no Orçamento Municipal de 2023

660
Paços de concelho, Ílhavo.
Smartfire 728×90 – 1

O Partido Socialista deu a conhecer ao Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo as medidas que pretende ver incluídas nas Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2023, no âmbito do direito de consulta prévia previso no Estatuto do Direito de Oposição e na sequência de uma audiência em que participaram Nuno Quiaios, Presidente do PS/Ílhavo, e Luís Leitão, líder da bancada do PS na Assembleia Municipal.

As medidas propostas foram enviadas recentemente pelo Presidente do PS/Ílhavo, Nuno Quiaios, com enfoque em iniciativas que apoiem as famílias, as associações e o comércio local a enfrentar a crise inflacionista.

Nesse contexto, o líder do PS defendeu que, do lado da receita, estão criadas as condições orçamentais e financeiras para reduzir a Taxa de IMI para o valor mínimo de 0,3%, para os prédios urbanos, e diminuir a Taxa de Participação Variável no IRS para 3%. Nuno Quiaios considera que estes são instrumentos que concorrem para o alívio dos orçamentos familiares.
Por outro lado, o PS apresentou um plano de emergência social e económica para apoiar a comunidade em tempos de aumentos dos preços, que espera ver refletido no Orçamento Municipal, a saber:

– Apoio ao pagamento da conta da água, eletricidade e gás às famílias carenciadas que o solicitem;
– Congelamento dos aumentos das rendas municipais, tanto residenciais como comerciais;
– Criação de mecanismo de apoio aos comerciantes e aos munícipes, que estimulem a utilização do comércio local;
– Suspensão de cobrança de todas as taxas de utilização do espaço público e ocupação da via pública, nomeadamente as que se relacionam com toldos, publicidade e esplanadas nos estabelecimentos comerciais;
– Aumento do apoio às associações e IPSS’s, no mínimo em valor igual ao da inflação.

Nuno Quiaios transmitiu que, ainda que o Presidente da Câmara não tenha apresentado uma base documental que explicite o quadro orçamental com que pretende governar o Município em 2023, o PS/Ílhavo está convicto que estas medidas, para além de desejáveis, são sustentáveis financeiramente, tendo em conta a folga orçamental existente.

O PS, enquanto força de oposição responsável, manifesta-se comprometido em garantir condições de estabilidade governativa e todos os instrumentos orçamentais para esse efeito, asseverando, no entanto, que não passa cheques em branco à maioria, pelo que espera efetiva abertura às propostas das oposições.

Partido Socialista de Ílhavo

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780