PS de Aveiro volta a defender articulação local dos apoios a refugiados e migrantes

959
PS de Aveiro contactou CLAIM local.
Comercio 780

O PS de Aveiro insistiu hoje que é necessário criar um ‘Balcão Local Integrado’ para “acolhimento, resposta e orientação” destinado a migrantes ou a refugiados que venham para o concelho.

Proposta reafirmada após uma visita ao Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM ), que tem como missão prestar apoio e informação geral em diversas áreas,

A concelhia socialista aproveitou o encontro para fazer “um ponto de situação sobre a chegada a Aveiro de refugiados provenientes da Ucrânia”, tendo identificado “como necessidade o estabelecimento de uma entidade que articule as diversas ofertas que estão no terreno a nível local”, nomeadamente de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), associações ou grupos individuais.

“Há pessoas com vontade de ajudar, mas não sabem a quem disponibilizar os seus bens e recursos”, alerta o PS em comunicado, dando conta, também, de “pessoas com diferentes necessidades de ajuda que precisam de vencer diversas barreiras linguísticas e logísticas”.

Para os socialistas, que relevam as repostas dadas na área social e pelo sistema educativo, “quando o desafio é excecional, exigem-se medidas concretas e imediatas ainda mais excecionais para que o acolhimento, a integração e garantia da dignidade humana sejam aplicadas”.

Os contactos abrangeram a Segurança Social de Aveiro, onde foi informado que “as respostas e procedimentos” para apoio a refugiados é articulado com Alto Comissariado para as Migrações (ACM). Junto do Instituto da Habitação e Requalificação Urbana (IHRU) foram indagadas as respostas existentes para alojamento urgente de pessoas, existindo apoios no âmbito do programa ‘Porta de Entrada, que tem por base um protocolo de cooperação institucional a celebrar entre o IHRU e o município.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.