Cibersegurança (imagem de arquivo).

A instalação do Centro de Competências de Cibersegurança da Região Centro (CCC-Centro) garantiu um financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) num montante de cerca 1,150 milhões de euros, anunciou o consórcio promotor do projeto.

O CCC-Centro atuará em rede para apoiar 387 entidades, incluindo pequenas e médias empresas (PME) e organismos da Administração Pública para “reforçar a resiliência digital da região e apoiar organizações públicas e privadas no combate às ameaças cibernéticas.”

O projeto é dinamizado por um consórcio constituído pela Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto de Telecomunicações e TICE.PT – Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica,

Integrado na Estratégia Nacional C-Network, liderada pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), os promotores esperam contribuir “para o objetivo nacional de reforçar a maturidade digital de cerca de 2.000 entidades até março de 2026.”

A missão do CCC-Centro é “apoiar entidades regionais na identificação, avaliação e mitigação de riscos cibernéticos, através de formação especializada, consultoria técnica, gestão de incidentes e projetos de investigação e desenvolvimento, alinhando-se com as melhores práticas nacionais e internacionais.”

Discurso direto

“O CCC-Centro assume-se como um polo de inovação, cooperação e conhecimento, ao serviço da administração pública, do tecido económico e da sociedade civil. Trata-se de um investimento que reforça a soberania tecnológica nacional, promove a coesão territorial e afirma a Região Centro como um território seguro, preparado e competitivo no contexto europeu e global” – João Paulo Barraca, professor da Universidade de Aveiro, coordenador do projeto.

Artigo relacionado

UA lidera Centro de Competências em Cibersegurança da Zona Centro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).