Proteção e conservação das aves migratórias e dos seus habitats: a Barrinha de Esmoriz

1789
Barrinha de Esmoriz,.

Ao longo dos anos, em particular na última década, o Partido Ecologista Os Verdes tem acompanhado e intervindo na Barrinha de Esmoriz, nomeadamente no Parlamento, com várias perguntas e iniciativas para assegurar a qualidade das águas que aí afluem.

Por Direção Nacional *

No próximo sábado, dia 13 de maio, celebra-se o Dia Mundial das Aves Migratórias que visa a sensibilização para a necessidade de proteção e conservação das aves migratórias e dos seus habitats e a consciencialização global para as ameaças que as aves enfrentam.

Em 2023, a campanha deste dia comemorativo centra-se no tema da água e a sua importância para a maioria das aves migratórias, salientando o significado dos ecossistemas aquáticos (as zonas húmidas interiores e costeiras, lagoas, lagos, rios, ribeiras e pântanos) ao longo seu ciclo de vida, em termos de alimentação, de descanso, de reabastecimento ou de nidificação.

Todavia, apesar da importância dos ecossistemas aquáticos para as aves, estes encontram-se cada vez mais ameaçados pela poluição da água, pressão humana e alterações climáticas pelo que é fundamental a preservação dos recursos hídricos que sustentam estes centros naturais de biodiversidade.

Deste modo, no dia 13 de maio, da parte da manhã, Os Verdes irão realizar uma visita à Barrinha de Esmoriz / Lagoa de Paramos com o objetivo de sensibilizar e consciencializar para a importância deste ecossistema aquático, repartido entre os concelhos de Espinho e Ovar, para as aves migratórias e a necessidade de garantir e reforçar a sua proteção.

Ao longo dos anos, em particular na última década, o Partido Ecologista Os Verdes tem acompanhado e intervindo na Barrinha de Esmoriz, nomeadamente no Parlamento, com várias perguntas e iniciativas para assegurar a qualidade das águas que aí afluem. Em 2018, o Projeto de Resolução do PEV pela implementação de medidas para a monitorização e despoluição dos cursos de água que desaguam nesta lagoa, esteve na origem da Resolução da Assembleia da República n.º 53/2019 que recomenda ao Governo que promova as medidas adequadas à eliminação dos focos de poluição na Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paranhos.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do roteiro Ecologista que Os Verdes estão a levar a cabo pelo país, orientado para o contacto próximo com as populações, associações e movimentos na abordagem aos principais desafios que o país e os portugueses enfrentam, em particular os ambientais, A visita do próximo sábado resulta pois desse percurso de ações, propostas e de encontros com associações e movimentos face aos muitos alertas ambientais que vimos denunciando. Por uma Vida Mais Digna, um Futuro Mais Verde.

* Partido Ecologista Os Verdes.

Programa – 13/05/2023 | Sábado | Paramos (Espinho): 10.00h – Visita à Barrinha de Esmoriz (ponto de encontro em Paramos, junto ao aeródromo de Espinho – 40.97289, -8.64117 )

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780