Proteção dos painéis azulejares presentes no túnel de Esgueira

658
Viaduto de Esgueira, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara Municipal de Aveiro tem em curso uma operação de estabilização e proteção dos painéis azulejares presentes no Túnel de Esgueira, da autoria de Vasco Branco, tendo em vista a sua obra de restauro que irá acontecer no âmbito da empreitada de construção da nova rotunda na Rua de Viseu.

O mural integra vários painéis figurativos, intercalados, em altos e baixos relevos, que retratam figuras e profissões características da Região.

No relatório de avaliação dos painéis verificaram-se várias alterações físicas, cromáticas e estruturais dos elementos, decorrentes do tempo e exposição ao meio ambiente, o que tornou premente esta intervenção de emergência.

A conservação do património existente no viaduto faz parte do planeamento de obras que a CMA tem prevista para o local com a construção de uma nova rotunda a nascente do supracitado túnel, na Rua de Viseu (adjudicada recentemente) e a uma segunda rotunda, a poente, no cruzamento com a Rua Senhor dos Milagres e a Avenida da Força Aérea (em fase de projeto).

Arranjos urbanísticos na Rua Dr. Manuel das Neves e na Avenida de Oita

Estão em curso os trabalhos de qualificação e arranjos urbanísticos na Rua Dr. Manuel das Neves e na Avenida de Oita, recorrendo à recuperação de estacionamentos, passeios e rodovias nos locais em que se justificar, tal como a qualificação das infraestruturas de águas pluviais.

A empreitada, em execução pela empresa Rosas Construtores, S.A., corresponde a um investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 355.345,18€ para qualificação de mais 10 arruamentos em toda a Cidade.

Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas existentes e a qualificação dos equipamentos públicos, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.

Corte de trânsito da Rua de São Sebastião

Num momento em que prossegue a bom ritmo a obra de construção da Rua 4.ª Companhia de Caçadores Especiais, a Câmara Municipal de Aveiro informa que vai proceder ao corte de trânsito da Rua de São Sebastião a partir desta quarta-feira, 10 de março e com uma duração prevista de cinco dias, para a realização de trabalhos relacionados com a presente empreitada.
Com o acesso aos moradores a ser garantido, a CMA agradece a melhor compreensão pelos incómodos causados, a todos os utilizadores desta via do centro da Cidade.

A construção da Rua 4.ª Companhia de Caçadores Especiais, vai fazer a ligação entre a Rua Castro Matoso e a Rua São Sebastião na proximidade ao Largo Luís de Camões (Largo das 5 Bicas), num investimento de 274.359,37€ da CMA, em execução pela empresa Paviazeméis – Pavimentações de Azeméis, Lda. .

Câmara de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos