Proposta a supressão de uma via em cada sentido na Av. Dr. Lourenço Peixinho e fecho ao trânsito da Rua João Mendonça

4076
Avenida Lourenço Peixinho, Aveiro.
Comercio 780

A associação MUBi pede “a supressão” de uma via de trânsito na Lourenço Peixinho para alargamento de passeios, em resposta à pandemia do Covid-19.

Segundo uma nota de imprensa, a proposta dada a conhecer à autarquia integra “um conjunto de medidas de acção urgentes para transformação do espaço público e apoio da mobilidade activa (caminhar e andar de bicicleta) para protecção da saúde dos cidadãos, no pós confinamento”.

A MUBi diz que “constatou empiricamente, desde o início das medidas confinamento, um maior recurso à utilização da bicicleta para deslocações”, considerando, por isso, “urgente mudar o paradigma da mobilidade no município de Aveiro”.

“Recomenda, em especial, e com carácter de urgência” algumas intervenções na cidade, como a supressão de uma via de trânsito em cada sentido na Av. Dr. Lourenço Peixinho, para alargamento dos passeios e o fecho da Rua João Mendonça ao tráfego automóvel”.

Para a associação, “seria inaceitável, nas vias com maior circulação de pessoas e condições semelhantes, a manutenção do espaço rodoviário, enquanto que quem se desloque a pé esteja impedido de guardar a distância recomendada de segurança para protecção do risco de contágio quando passa por outros peões.”

A MUBi lembra que “a responsabilidade dos municípios em assegurar a protecção da saúde dos cidadãos no uso do espaço público é hoje acrescida”.

Ações propostas

» Definição de corredores de saúde (health corridors), realocando espaço anteriormente do automóvel aos modos activos, através do fecho de ruas ao tráfego motorizado;

» Redução de velocidades e a fiscalização efectiva de comportamentos de risco na condução de veículos motorizados;

» Planos de urgência de estímulo à mobilidade em bicicleta, parqueamentos seguros para velocípedes, ou mesmo campanhas de comunicação incentivando ao uso dos modos activos.

MUBi – Carta Municipios COVID-19

(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Publicidade, Serviços & Donativos