Projeto ‘Lista Vermelha de Invertebrados’ lança apelo aos cidadãos

773
Tettigettalna argentata (Cigarra).
Dreamweb 728×90 – Video I

A campanha “Invertebrados da Lista vermelha procuram-se” no âmbito da qual apelam aos cidadãos que ajudem a conhecer melhor a distribuição de 16 espécies emblemáticas de invertebrados contribuindo para o processo de avaliação do risco de extinção dessas espécies.

Por Carla Rego *

No dia 5 de junho, a equipa do projeto Lista Vermelha de Invertebrados Terrestres e Dulçaquícolas de Portugal Continental lançará a campanha de ciência cidadã “Invertebrados da Lista Vermelha procuram-se”.

No âmbito desta campanha apela-se aos cidadãos interessados que ajudem a mapear a distribuição de 16 espécies de invertebrados, contribuindo para a elaboração da primeira Lista Vermelha de Invertebrados de Portugal Continental.

Os dados comunicados pelos cidadãos irão ajudar os investigadores a avaliar o risco de extinção destas espécies no país.

Os cidadãos são convidados a registar na plataforma Biodiversity4all (https://www.biodiversity4all.org/projects/invertebrados-da-lista-vermelha-procuram-se) as suas observações, feitas em Portugal Continental, das espécies de invertebrados listadas nos anexos da Diretiva Habitats, bem como de outras espécies-alvo.

As espécies a registar incluem insetos, aranhas, caracóis, lesmas, mexilhões de rio, crustáceos e sanguessugas.

O projeto ‘Lista Vermelha de Invertebrados’ é financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e pelo Fundo Ambiental, tem como benificiário a Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências – FCiências.ID, é coordenado por investigadores do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e tem como parceiro o ICNF

Mais informações sobre a campanha em http://lvinvertebrados.pt/como-colaborar/

* Coordenadora da Lista Vermelha de Invertebrados de Portugal. cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais | Fciências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências.

Publicidade, Serviços & Donativos