Projeto comunitário Habitus reforça coesão social

1096
Projeto comunitário Habitus, S. João da Madeira.

Apresentado relatório de 2019 da iniciativa que conta com o envolvimento das associações Mentemovimento, Ecos Urbanos e Centro de Cultura e Desporto.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira, através da sua divisão de Ação Social e Inclusão, é a promotora do projeto comunitário Habitus, que decorre no concelho desde 2018, com especial incidência nas zonas de Fundo de Vila/Orreiro e Parrinho/Mourisca, tendo como entidades executoras três associações do concelho: Mentemovimento, Ecos Urbanos e Centro de Cultura e Desporto (CCD).

Financiada pelo Fundo Social Europeu inserido no programa regional NORTE 2020 do quadro financeiro PORTUGAL 2020, esta iniciativa tem como objetivo “o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, promovendo uma melhoria da qualidade de vida, bem-estar, igualdade de acesso a oportunidades, para restabelecer ou contribuir, de forma sustentada, para o sentimento de pertença à comunidade”.

O relatório relativo ao trabalho realizado nesse âmbito ao longo de 2019, segundo ano da execução deste programa que se iniciou em 2018, foi agora apresentado pela respetiva equipa técnica ao Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, e às vereadoras Irene Guimarães (Educação e Saúde) e Paula Gaio (Ação Social e Inclusão), numa sessão que teve lugar no Salão Nobre da autarquia e que contou também com a presença de João Figueiredo, da direção da associação Mentemovimento.

O programa Habitus está dividido em diferentes eixos de Intervenção – Unidade Sócio-Ocupacional; Parentalidade Positiva; Mediação Jovem; Expressão Artística –, sobre os quais incidiu a apresentação efetuada, especificando ações concretizadas, como é o caso das oficinas de expressão artística e sócio ocupacionais, em áreas como a dança, animação de rua, fotografia, o cinema, a música e a informática, entre outras, que registaram cerca de 2.500 participações.

Município de S. João da Madeira

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780