Prisão efetiva para autor de roubo por esticão, que atirou idosa ao chão

845
Tribunal de Aveiro.

Um homem que confessou a autoria de um roubo por esticão ocorrido em Esmoriz, concelho de Ovar, que deixou uma idosa com um ombro fraturado, foi condenado pelo Tribunal de Aveiro a três anos de prisão, efetiva, em cúmulo jurídico.

O arguido, natural e residente em Seia, de 37 anos, já com antecedentes criminais, foi condenado nas penas parcelares de de dois anos e nove meses de prisão por roubo e 10 meses de prisão pelo crime de burla informática. O juiz presidente justificou a pena aplicada por não existirem condições para fazer um juízo de prognose favorável quanto ao comportamento futuro do arguido que a simples ameaça da pena fosse suficiente para não voltar a cometer crimes.

A cúmplice, ex-companheira, também de Seia, de 42 anos, foi condenada a um ano e 10 meses de prisão pelo roubo e seis meses de prisão pela burla informática. Em cúmulo júridico, ficou com uma pena única de dois anos de prisão, que o coletivo de juízes entendeu suspendeu na sua execução (à data dos factos a mulher não tinha tido problemas com a justiça).

Os arguidos terão, ainda, de pagar a indemnização civil formulado pela lesada e os encargos do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga com os tratamentos.

Os factos ocorreram em Esmoriz, no dia 14 de julho de 2021. Os arguidos, seguindo num veículo automóvel, ao passarem junto da ofendida, através da janela, arrancaram do braço da ofendida a mala que transportava a tiracolo. A mulher conduzia a viatura, tendo o indivíduo consumado o roubo. A ofendida caiu ao chão, acabando por fraturar um ombro. Os assaltantes, que na altura viviam juntos e eram toxicodependentes, fugiram do local, tendo conseguido fazer duas compras no valor de 50 euros em estabelecimentos comerciais usando o cartão multibanco da idosa, enquanto foram permitidas pagamentos pelo sistema ‘contactless’.

Artigo relacionado

Confessa roubo por esticão que deixou idosa com ombro fraturado

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.