Principal prémio do festival de cinema Paisagens para “Foro Íntimo”, do cineasta brasileiro Ricardo Mehedff

1575
Entrega de prémios do Festival Paisagens.
Dreamweb 728×90 – Video I

O filme “Foro Íntimo” do cineasta brasileiro Ricardo Mehedff, foi distinguido com o ‘Prémio Longa Metragem’ na segunda edição do Paisagens, Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga.

“Inspirado em eventos reais, ‘Foro Íntimo’ navega sob as águas turbulentas que escondem a situação judiciária do Brasil. O filme acompanha 24 horas na vida de um juiz, refém do sistema legal e de criminosos que ele havia julgado”, refere a organização.

O júri internacional, que atribuiu prémios a filmes de 14 países, foi constituído pelos cineastas David Rebordão, Joaquim Pavão, Manuel Paula Dias, Nelson Martins, pela cineasta guineense Aminata Embaló, pela videasta brasileira Gabriela Benedeti, pela investigadora iraniana Moghadeseh Rouhi, pelo design de som Duarte Costa, pela cinéfila Maria da Conceição e pelos jornalistas César Nóbrega e Inês Abreu.

O Prémio Curta Metragem de Ficção foi atribuido ao filme austríaco “Nelly” de Chris Raiber, e o Prémio Curta Metragem Portuguesa a “A Língua” de Adriana Martins da Silva.

No campo do documentário o prémio para a melhor longa metragem foi para o filme espanhol “Peregrinos” do realizador italiano Simone Saibene, e o prémio curta metragem para “Do Limite da Sanidade” da realizadora Milana Majar da Bósnia-Herzegovina.

O Prémio Animação foi para “Avozinha”, da realizadora canadiana Janice Nadeau, uma coprodução com a França.

32 filmes estiveram em competição, vindos de 21 países. O festival incluiu uma homenagem à atriz Dalila Carmo.

Acompanhando todo o festival e abertas até ao final de setembro, estão duas exposições permitem percorrer a carreira da atriz Dalila Carmo, patente no Centro de Artes e do Espetáculo e os desenhos que Cibele Saque criou para o livro “O Mistério do Quarto Escuro”, expostos na Galeria da Biblioteca Municipal.

Comercio 780