Primeiros postais a promover gastronomia nacional colocados nos correios de Aveiro

1078
Promoção do Dia Nacional da Gastronomia.
Comercio 780

O Presidente da República e outras figuras públicas vão receber nas suas caixas de correio postais alusivos ao Dia Nacional da Gastronomia, onde constam frases de promoção da gastronomia regional portuguesa.

Anúncio feito hoje em Aveiro durante a apresentação da iniciativa da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), que contou com o apoio do Turismo Centro de Portugal e dos CTT.

Os primeiros postais foram colocados nos ‘correios’ da Loja CTT de Aveiro, na Praça Marquês de Pombal.

Olga Cavaleiro, presidente da FPCG, explicou que a ideia surgiu na sequência da situação de pandemia em que vivemos. “Todos os anos celebramos o Dia Nacional da Gastronomia. Fizemo-lo em maio, como é habitual, mas devido às circunstâncias as iniciativas foram online. Agora, considerámos que estava na altura de fazermos mais”, explicou citada numa nota de imprensa.

Em parceria com as Edições do Gosto e os CTT foi criado um postal com a imagem do ‘Dia Nacional da Gastronomia’ com um selo alusivo em forma de apelo aos portugueses para frequentarem os restaurantes nacionais.

Todos os postais têm inscrita a frase “O Dia Nacional da Gastronomia celebra a diversidade de Portugal. Neste 2020 vá a um restaurante e sinta-se em casa”.

Quem receber o postal, é desafio para tirar uma fotografia num restaurante, junto de um prato ou de um chef, e a publique, fazendo referência à iniciativa. “Apoiando a restauração nacional estamos a fomentar o emprego e a produção agrícola e a ajudar Portugal”, disse Olga Cavaleiro.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, saudou a iniciativa, que “coloca a gastronomia na agenda nacional” revelando que o destinatário do seu postal foi o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Machado, tendo escrito a frase “celebre connosco a gastronomia portuguesa”.

Capão Filipe, vereador da Câmara Municipal de Aveiro, destacou, por sua vez, “o papel preponderante que a cidade de Aveiro sempre teve na gastronomia nacional, exemplificando com o facto de ser a sede da confraria gastronómica mais antiga registada, a confraria de São Gonçalo, além da confraria dos ovos moles.”

Publicidade, Serviços & Donativos