Presidente da Câmara de Aveiro integra European Consortium of Innovative Universities

671
ECIU.

Honrando o convite do Reitor da Universidade de Aveiro (UA) e do “Board” da European Consortium of Innovative Universities / ECIU, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves participou hoje, pela primeira vez, na reunião do “Board” do ECIU, que contou também com a presença do Vice-Reitor da UA, Prof. Artur Silva, e que decorreu em Amesterdão.

Na sua intervenção de apresentação como Membro Externo do “Board” do ECIU, Ribau Esteves, agradeceu o convite da UA e do ECIU para integrar este importante grupo de trabalho, dando nota “da importância da atividade do ECIU, em especial do seu projeto da Universidade da Europa, como contributo relevante para a coesão social e territorial da União Europeia”, tendo lançado o desafio e assumido “o compromisso de desenvolver ações e projetos que possam ligar o ECIU com o Comité das Regiões da União Europeia, promovendo sinergias e trabalho de equipa entre as Universidades e os Poderes Locais e Regionais da Europa, tirando proveito do exemplo do trabalho de elevada qualidade, a este nível da cooperação entre a UA e a CMA+CIRA, que se realiza no Município e na Região de Aveiro, há já muitos anos”, concluiu.

A próxima reunião presencial do “Board” do ECIU vai ocorrer em Aveiro, em setembro de 2023.

Criada em 1997, o ECIU é uma iniciativa que reúne 13 Universidades de 13 Países Europeus, empenhados em desenvolver projetos para novos modelos de Ensino Superior na Europa, aprofundando a cooperação entre as Universidades, e que executa vários projetos, sendo alguns deles financiados pela União Europeia.

A ECIU é uma das primeiras redes de universidades europeias, onde alunos, professores e investigadores cooperam com cidades e empresas na resolução de desafios da vida real. A criação, teste e avaliação colaborativa de uma pedagogia educacional totalmente nova, ajudará a concentrar todas as atividades académicas, desde o ensino, investigação, administração e apoio até à inovação e valorização.

Atualmente fazem parte da ECIU as seguintes instituições de ensino superior: Aalborg University (Dinamarca), Dublin City University (Irlanda), Hamburg University of Technology (Alemanha), Institut National des Sciences Appliques (França), Kaunas University of Technology (Lituânia), Linkoping University (Suécia), Lodz University of Technology (Polónia), Tampere University (Finlândia), Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), Universidade de Aveiro (Portugal), University of Stavanger (Noruega), Università degli Studi di Trento (Itália), University of Twente (Holanda).

Câmara de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.