Preocupações ambientais são cada vez mais prementes

530
Avião.
Comercio 780

Histórica! Assim se classifica a viagem aérea entre Londres e Nova Iorque realizada em 28 de novembro com recurso a combustível 100% sustentado. Sem uma gota de carburante com origem fóssil, aquele voo deu asas à esperança por um futuro mais limpo na mobilidade de longa distância.

Por Carlos Branco *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

E é bem preciso, pois se as preocupações ambientais são cada vez mais prementes, a
massificação turística não para de aumentar. Se há cada vez mais voos e maior pressão sobre as companhias aéreas e as infraestruturas é preciso fazer algo para que a economia – e apenas a famigerada economia – não seja a única a levar a melhor.

No tema de capa que produzimos contamos como o voo foi operado, o que já regulamentou a Comissão Europeia, que desafios enfrentam agora as companhias aéreas e os custos envolvidos para desenvolver tal sustentabilidade. É que tal combustível (SAF) ainda é produzido em quantidade escassa, e é mais caro, o que pode originar o aumento do preço a pagar pelos viajantes. É o que também nos diz Carlos Paneiro, expert em aviação comercial, em texto de opinião.

Como a aviação com recurso a energia elétrica e a hidrogénio também é contemplada pelos políticos recordamos como se fez uma viagem de circum-navegação com recurso único à energia solar, a mais poderosa de todas, inesgotável e não poluente. Em outro vetor, Acácio Pires, da Associação ZERO, adverte para algo raramente falado e igualmente preocupante: que custos tem o ruído provocado pela aviação comercial para a saúde dos cidadãos.

Na mobilidade terrestre, em Madrid falou-se da transição energética e de como poderemos estar a entrar na terceira Revolução Industrial. Os atores da indústria multiplicam os esforços para de adaptarem às novas exigências, como a Renault, que através da marca Dacia, tem explorado como ninguém, e com grande sucesso, o GPL, um combustível alternativo, bastante mais barato e menos nocivo para o ambiente.

* Editorial da revista E Mobilidade +.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780