Precisa de se deslocar para fora do país? Já é possível!

463

Apesar de Portugal já ter um plano de desconfinamento, o dever geral de confinamento ainda é uma realidade até dia 5 de abril. No entanto, os portugueses já podem fazer deslocações para fora do país desde dia 15 de março, apenas em determinadas situações.

Segundo informação publicada no Turismo de Portugal, apesar de já serem possíveis as deslocações para o exterior, “as fronteiras terrestres ​​entre Portugal e Espanha encontram-se com passagem ​condicionada”.

Além desta limitação, que tem como objetivo evitar as deslocações durante a semana da Páscoa, que outras restrições existem? Em que circunstâncias se pode viajar? Vamos dar-lhe a resposta.

Em que situações se pode viajar?

Antes de mais, é importante que saiba que os portugueses que se encontram no estrangeiro podem voltar a Portugal. Caso resida num país em que os voos para Portugal estão suspensos, pode fazer escala em outro país, de acordo com determinadas condições.

Quanto às viagens para os Açores e Madeira, atualmente são permitidas, desde que seja apresentado um teste negativo à covid-19, feito nas 72 horas antes do voo. Faça uma pesquisa, também, para saber quais as regras impostas por cada uma destas regiões.

A nível de viagens para o estrangeiro, os portugueses podem fazer, apenas, viagens essenciais. Entre as viagens essenciais estão as deslocações feitas por questões profissionais, de estudo, de reunião familiar, por motivos de saúde ou devido a causas humanitárias.

Essas viagens incluem cidadãos de países da União Europeia ou do espaço Schengen, membros da família ou cidadãos de outros países que tenham residência em um dos países da União Europeia.

Lembrando que cada país tem regras próprias quando o assunto é a entrada e saída do país. Sendo assim, antes de mais, deve consultar as informações e recomendações do país que pretende visitar. Deve, ainda, confirmar com a companhia aérea a realização, ou não, da viagem.

A nível de deslocações terrestres, há uma limitação maior devido ao controlo na fronteira com Espanha. No entanto, existem alguns pontos de passagem que podem ser consultados aqui.

Sendo este conteúdo usado para fins informativos, deve consultar as autoridades competentes caso queira obter mais informações acerca do seu caso em específico.

Que cuidados deve ter ao viajar?

Qualquer passageiro, de qualquer nacionalidade, deve apresentar um resultado negativo do teste à covid-19. Esse teste deve ser feito com uma antecedência de 72 horas e por todos os passageiros com mais de 24 meses.

Além desse cuidado, todos os passageiros estão sujeitos à medição da temperatura e, caso apresentem febre, deverão fazer o teste à covid-19 novamente.

Existem, ainda, alguns cuidados extra, como a possibilidade de isolamento à chegada. Lembrando, ainda, que deve conferir as regras de combate à covid-19 implementadas no país de destino.

Igualmente importante é a contratação de um seguro de viagem. Afinal, nunca se sabe quando será necessário contratar um serviço de transporte de regresso a Portugal, e, sem seguro, todos os gastos sairão do seu bolso.

E se tiver problemas com o seguro de viagem?

Dada a atual situação do mundo, é normal o receio de que algo corra mal com o seguro e tenha dificuldades em voltar a Portugal. Afinal, se algo acontecer, acreditamos que queira ser tratado em Portugal, junto aos familiares, e não no país em que se encontra.

A Central de Ambulância Aérea, especializada no transporte aeromédico de pacientes, é a solução nesses casos. Além de transportar os pacientes de forma segura, com o apoio de uma equipa médica especializada, também garante o transporte mesmo que o paciente não tenha um seguro de viagem.

O contacto com a empresa pode ser feito 24 horas por dia, 7 dias por semana, a partir de um dos meios de contacto disponíveis no website. O transporte pode ser tratado o mais rapidamente possível.

Se o seguro for contratado, as despesas de transporte serão pagas pela própria seguradora e não pelo paciente.

Portanto já sabe, se a sua viagem for essencial, tome os cuidados necessários para que essa seja feita em total segurança.

Publicidade, Serviços & Donativos

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação institucional ou não jornalística, nomeadamente o canal ‘Comunicados’, assim como informação útil, promoções comerciais ou inclusão de referências publicitárias, como é o caso deste artigo, utilizando os canais ‘Iniciativas’, ‘Roteiro’ e ‘Aveiro Work Point’ »» ler estatuto editorial