Porto de Aveiro quer aproveitar potencial do setor eólico offshore

390
Energia eólica offshore.

A administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz apresentou, em Viana do Castelo, “a perspectiva” da empresas “sobre o potencial do setor eólico offshore, destacando a relevância estratégica dos portos atlânticos no apoio ao desenvolvimento desta tecnologia”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online
NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A intervenção decorreu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo durante um encontro para debater o tema “Energia eólica offshore, as oportunidades da economia azul”, que foi organizado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo e pela Fundação Repsol, tendo contando com especialistas e representantes do setor.

O presidente do Porto de Aveiro, Eduardo Feio, tomou parte na mesa redonda sobre “A visão dos portos do litoral Atlântico”.

Uma oportunidade para analisar “as oportunidades da economia azul e o papel da energia eólica no processo de transição energética”.

Em nota de imprensa, a administração portuária de Aveiro refere que “a energia eólica offshore, com base na exploração do vento em mar alto, constitui um vetor-chave na transição energética da Europa.”

De acordo com a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), a potência instalada de energia eólica marítima poderá atingir os 350 GW até 2030, com a União Europeia a prever 110 GW.

“Este panorama coloca Portugal numa posição privilegiada, com condições naturais excecionais para o desenvolvimento de parques eólicos flutuantes, além de uma sólida capacidade industrial e de inovação, o que permite ao país destacar-se como líder na fabricação, exportação e desenvolvimento tecnológico de soluções eólicas offshore”, lembra o Porto de Aveiro.

Os portos desempenham, neste contexto, “um papel fundamental nas cadeias logísticas para a instalação de parques eólicos offshore, bem como possuem um papel central na sua manutenção e operação.” O evento em Viana do Castelo “permitiu evidenciar a posição privilegiada do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz” para enfrentar tais desafios.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.