Porto de Aveiro interessado em projetos inovadores ligados à ‘Economia Azul’

2126
Business2Sea 2019.

A Administração do Porto de Aveiro (APA) marcou presença, em stand conjunto, na 9ª edição do Fórum do Mar – Business2Sea, que teve lugar esta semana na Alfândega do Porto, entre outros espaços.

Uma participação em parceria com a Comunidade Portuária de Aveiro (CPA), Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e Universidade de Aveiro (UA).

Além dos debates e de um certame, Fátima Alves, presidente do Porto de Aveiro, destacou o trabalho do grupo envolvido no Plano de Ação para a Estratégia do Atlântico, que está a ser impulsionado pela União Europeia (UE).

“O primeiro dia teve várias palestras dedicadas muito a questões do ordenamento do espaço marítimo, de visão global, da proteção dos oceanos, da gestão deste território, com muitos participantes. Na exposição, estiveram muitos stands de empreendedores, laboratórios associados, de institutos de investigação e de empresas ligadas ao mar”, referiu em declarações difundidas no espaço rádio da Comunidade Portuária de Aveiro.

A administração portuária deu atenção ao grupo de trabalho que ficou a par das alterações feitas na revisão do Plano de Ação para a Estratégia do Atlântico, que está a ser impulsionado pela União Europeia com financiamentos para “projetos inovadores de portos”, tornando-os “aceleradores da Economia Azul”.

As universidades e os centros de conhecimento são desafiados a colaborar com os portos e transporte marítimo na sustentabilidade ambiental da operação de transporte de mercadorias.

“Aveiro tem aqui uma grande oportunidade, pelo potencial que existe em estabelecer redes com empresas ‘start up’ e incubadoras de empresas. E depois também somos um dos portos que implementará este ano a Janela Única Logística, que do ponto de vista da digitalização constitui um desafio”, referiu Fátima Alves, lembrando que a inovação e tecnologia é uma das orientações estratégicas do Porto de Aveiro para ganhar competitividade. As regulamentações ambientais, por exemplo, exigem que os portos e operadores estejam atualizados do ponto de vista tecnológico.

A 9ª Edição do Business2Sea/Fórum do Mar , que marcou o 10ª ano do cluster, foi consagrada ao tema geral “Conservação dos Oceanos e Uso Sustentável dos Recursos Marinhos”, de acordo com o enquadramento que lhe é conferido pelo Objetivo do Milénio nº 14 “Proteger a Vida Marinha”. O Fórum do Mar contou ainda com encontros de negócio.

Artigo relacionado

UA mostra protótipos no Fórum do Mar Business2Sea 2019

Publicidade, Serviços & Donativos