Porto de Aveiro aprofunda relacionamento com portos espanhóis

631
Visit do Porto de Aveiro ao Porto de Gijon.

O Conselho de Administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz aproveitou uma visita recente aos Portos de Gijón e da Corunha, para aprofundar as relações existentes, bem como analisar a “possibilidade de cooperação no âmbito dos modelos de desenvolvimento dos portos como hubs de energia, nomeadamente no que respeita à de energia eólica offshore.”

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A deslocação serviu para retribuir a visita realizada pelos dois portos espanhós a Aveiro e Figueira da Foz em abril e maio do ano passado.

A comitiva dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz, liderada pelo presidente do Conselho de Administração, Eduardo Feio, visitou o Porto de Gijón, onde conhecer as infraestruturas portuárias, em especial a área de expansão do porto, um conjunto de investimentos relacionados com as modificações de cargas decorrentes dos processos de transição energética, analisando “o desenvolvimento de novas sinergias entre as partes”.

No Porto da Corunha, foi visitado o porto exterior de Punta Langosteira, num encontro que serviu para “aprofundar as possibilidades de colaboração entre os portos em projetos estratégicos comuns, tendo em conta que o Porto da Corunha pretende tornar-se num hub do fabrico de componentes eólicos offshore, com destino ao norte da Europa.”

O porto exterior de Punta Langosteira é uma infraestrutura portuária recente de grandes dimensões, que oferece oportunidades na zona sul da darsena para a instalação de unidades industriais dedicadas à energia eólica offshore e outras fontes de energia verde.

O Porto de Aveiro, para além de ser um dos principais portos portugueses de movimentação de componentes para a indústria eólica, tem instalada na sua Zona de Atividades Logísticas e Industriais uma unidade de produção de componentes de energia eólica offshore, a CSWIND Portugal, decorrendo um concurso público para a concessão de 3 parcelas, com uma área total de 19 hectares, para a instalação de unidades industriais do setor eólico offshore flutuante.

As visitas aconteceram na sequência da participação dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz no evento anual da WindEurope, que decorreu em Bilbau, entre os dias 20 e 22 de março, dedicado às energias eólicas onshore e offshore.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.