Porto de Aveiro abre concurso para acolher novas empresas do setor eólico offshore flutuante

1729
ZALI (Porto de Aveiro).
Comercio 780

O Porto de Aveiro abriu um concurso público para instalar novas unidades industriais do setor eólico offshore flutuante. A concessão de uso privativo a 30 anos diz respeito a três parcelas dominiais na Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI), com área total de 192.090 metros quadrados.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

“Este concurso surge no seguimento da publicitação das parcelas disponíveis, e no interesse de mais do que uma entidade em cada uma das parcelas”, recorda um comunicado. Este concurso público, “teve presente, entre outros, os resultados do Grupo de Trabalho Interministerial para o planeamento e operacionalidade de centros eletroprodutores baseados em fontes de energia renováveis de origem ou localização oceânica, criado pelo Despacho n.º 11404/2022, de 23 de setembro, dos Gabinetes dos Secretários de Estado do Mar, da Energia e das Infraestruturas”.

A avaliação das necessidades apontou para o desenvolvimento das infraestruturas portuárias quer para a fase de construção dos centros eletroprodutores, quer para o desenvolvimento de uma fileira industrial nacional baseada em fontes de energia renovável offshore.

Dentro do setor eólico offshore flutuante, o Porto de Aveiro alocou as três parcelas a unidades industriais que “produzam componentes com dimensões e pesos excecionais e que tenham que ser produzidas e expedidas por via marítima”, em detrimento do transporte por rodovia.

Para “garantir a melhor e mais diversificada resposta ao mercado do setor, minimizando simultaneamente os riscos associados à ocupação de uma vasta área com um único negócio”, o concurso estabelece que nas três parcelas (A, B e C) serão produzidas, “pelo menos, duas componentes diferentes”, uma “exigência” que tem “em consideração as componentes já fabricados no Porto de Aveiro, nas parcelas não será admitida a produção de torres”.

ZALI, Porto de Aveiro.
  • Prazo de execução do contrato: 30 anos;
  • Previsão de renovações? Sim, com número máximo de renovações (1);
  • Prazo de execução da renovação do contrato: 10 anos;
  • Critério de adjudicação: Preço.

Artigos relacionados

Parte da Área Militar de São Jacinto disponibilizada para apoiar a produção de energia offshore

Porto de Aveiro permite instalação de novas unidades do sector eólico offshore

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.