População de Oliveira do Bairro cresce 9,5 % em 10 anos

303
default

O Concelho de Oliveira do Bairro teve o maior aumento populacional da Região de Aveiro, em termos relativos, entre os anos de 2013 e 2023.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

De acordo com as “Estimativas Provisórias de População Residente em Portugal” para 2023, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o município localizado no coração da bairrada cresceu, em dez anos, 9,53%, passando de 22.874 para 25.055 habitantes.
Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, realça “o enorme aumento do número de habitantes nos últimos dois anos, tendo em conta que passámos de um crescimento de 0,5%, segundo o Censos 2021, para quase 10% em 2023”.

As razões apontadas pelo autarca para este facto enquadram-se, principalmente, em dois níveis: “por um lado, os vários serviços e medidas direcionadas para a população migrante, como o nosso Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, o programa Porta de Entrada ou os projetos Oliveira do Bairro Acolhe e Oliveira do Bairro Mundo de Gentes, para além dos cursos que promovemos de ‘Português Língua de Acolhimento’, que têm atraído e fixado muitos migrantes sem qualquer ligação familiar ao nosso território, e por outro as condições e a qualidade de vida que temos no concelho, e que passa por uma taxa muita baixa de desemprego, a que acresce a aposta que estamos a fazer no alargamento das nossas zonas industriais, pela qualidade e diversidade dos nossos equipamentos de ensino e pelo acesso fácil à cultura e a espaços comerciais e de lazer”.

A habitação é também um problema no concelho de Oliveira do Bairro, mas Duarte Novo explica que “já foram dados passos concretos para a resolução deste problema, nomeadamente com a criação da Estratégia Local de Habitação, que prevê um investimento na ordem dos 6,3 milhões de euros, num período de seis anos”. “Neste âmbito, já iniciámos a construção do Bairro Económico de Bustos, que vai contar com 12 frações, de T1 a T5, a serem disponibilizadas sob a forma de arrendamento a preços controlados, num investimento camarário superior a 1,5 milhões de euros + IVA”, acrescentou o líder da autarquia.

Ainda de acordo com os dados do INE, a população residente em Portugal, em 31 de dezembro de 2023, “foi estimada em 10.639.726 pessoas, mais 123.105 pessoas do que em 2022 (10.516.621 pessoas), aumentando pelo quinto ano consecutivo”.

O crescimento populacional do concelho de Oliveira do Bairro é ainda mais relevante tendo em conta que, apenas “pouco mais de um terço dos concelhos (110) viram o número de residentes aumentar, sendo que uma dúzia registou um crescimento inferior a 1%”.

Câmara de Oliveira do Bairro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.