Plataforma Logística da Pampilhosa segue para elaboração de estudos

381
Estação ferroviária da Pampilhosa (Linha do Norte).

A Câmara da Mealhada, em associação com os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, vai lançar o concurso para a elaboração do estudo dos modelos de negócio e de exploração da futura Plataforma Logística da Pampilhosa (PLP). As novas orientações da União Europeia para o desenvolvimento da Rede Transeuropeia de Transportes colocam o futuro equipamento como Terminal Rodoferroviário Principal neste conjunto de infraestruturas e de gestão de transportes.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo explica a edilidade, os trabalhos para o estudo integram, entre outros, a definição do modelo operacional da PLP, identificação e análise de benchmarking das plataformas logísticas ibéricas, estudo de mercado, proposta de estudo prévio, identificação e caraterização das infraestruturas e superestruturas a construir, bem como definição do modelo de exploração, opções de financiamento e elaboração de estudos de viabilidade económico-financeira.

O concelho da Mealhada, através daquela estrutura da Pampilhosa, faz parte do Corredor Atlântico da Rede Principal (core network), a concluir até 2030, com um total de nove corredores em toda a Europa.

A Câmara acredita, assim, que estão reunidas as condições para avançar, até porque ‘encaixa-se’ nas metas da União Europeia quanto à redução das emissões líquidas de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 55 % até 2030, em comparação com os níveis de 1990.

Discurso direto

“Este é um projeto que se arrasta há muitos anos e que já sofreu muitas alterações, mas de há dois anos a esta parte ganhou força e uma nova dimensão, graças à nossa insistência por acreditar que o projeto é estratégico para a Região Centro, daí termos criado esta parceria com os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz. O protocolo de entendimento foi fundamental para colocar este assunto na agenda local, nacional e da Europa” – António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.