Percursos pedonais e cicláveis na pateira ligam Aveiro a Oliveira do Bairro

2513
Pateira (Carregal, Aveiro).

A Câmara de Aveiro deu conhecimento na sua reunião de ontem em Nossa Senhora de Fátima da adjudicação de uma empreitada de requalificação e valorização da pateira de Fermentelos.

No âmbito da obra a cargo da Polis Litortal Ria de Aveiro está projetada a criação de percursos pedonais e cicláveis nos municípios de Aveiro e Oliveira do Bairro.

Dos municípios confiantes à lagoa, apenas não houve envolvimento de Águeda que “infelizmente desistiu” do projeto, referiu Ribau Esteves, presidente da Câmara aveirense, acreditando que, mesmo sim, “será criado um circuito extraordinário”.

Um investimento de 433.693 euros, dos quais 107.903 correspondem ao troço de Aveiro – percurso pedonal e ciclável que vai fazer a ligação dos Parques Ribeirinhos de Requeixo e do Carregal. O prazo de execução é de cinco meses.

A edilidade encara o via pedonal e ciclável como “de grande importância para a qualificação e valorização do território, nomeadamente da zona da Pateira, os quais foram também receberam um relevante investimento de qualificação pela Polis Ria de Aveiro.”

Espaços de estadia e atividades lúdicas

A empreitada faz parte de uma rede de percursos em volta da Pateira, tendo por objetivo a promoção da continuidade do percurso enquanto espaço pedonal e ciclável não motorizado, a ligação do percurso a caminhos agrícolas existentes e a promoção de descontinuidade da utilização motorizada (como forma de não induzir o uso por veículos e meio de proteção dos valores existentes). Mas também “para a promoção de espaços de estadia, de atividades lúdicas e de contemplação da paisagem, a promoção de plataformas e espaços de apoio à pesca, a criação de uma identidade de intervenção pelo reconhecimento da “imagem/produto” e pela leitura da intervenção, o ordenamento e proteção dos espaços contíguos ao percurso, a preservação e promoção dos sistemas naturais existentes e a recuperação ambiental de espaços”.

Publicidade, Serviços & Donativos