Pedalar pela cidade para reclamar espaço público de qualidade

275
Foto partilhada pela Ciclaveiro em Facebook.

A 5.ª edição da Kidical Mass (Massa Critica de Crianças) de Aveiro, saiu à rua no passado domingo e voltou a mobilizar mais de duas centenas de pessoas – pequenas e grandes – que quiseram vir para a rua reclamar bom espaço público na sua cidade para CAMINHAR, PEDALAR e BRINCAR!

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Foram 212 os cidadãos que saíram à rua e pedalaram pela cidade para reclamar espaço público de qualidade para andar de bicicleta e a pé, principalmente nas deslocações para a escola.

Aveiro consolida a sua presença no mapa europeu e nacional das localidades participantes do movimento Kidical Mass, como das cidades com maior registo de participação entre as 33 localidades que organizaram esta manifestação.

A Ciclaveiro e todas as pessoas que se empenharam na tarefa de organização e mobilização estão orgulhosas da comunidade local que se envolveu e participou nesta pedalada por uma cidade mais respirável, mais segura e mais humana.

Um agradecimento especial ao CASÚ que dinamizou as oficinas de pintura de cartazes com as reinvindicações das crianças e que coloriram as bicicletas, às ciclopatrulhas da PSP – Comando Distrital de Aveiro que, mais uma vez, marcaram presença e tornaram o percurso mais seguro e confortável, às famílias e a todas as entidades que ajudaram na divulgação, nomeadamente a União das Freguesias de Glória e Vera-Cruz e as associações de pais e encarregados de educação das escolas do Agrupamento de Escolas de Aveiro.

A manifestação Kidical Mass Aveiro reuniu 212 pessoas em 190 bicicletas, com 20 crianças transportadas em bicicleta e 3 cargobikes, acompanhada por 2 agentes da PSP em bicicleta e o apoio de um agente de mota, que fizeram um percurso pelo centro da cidade que terminou com um almoço pic nic no Parque da Cidade (Baixa de Santo António).

Foi afixado pelas crianças na porta da Câmara Municipal, numa paragem simbólica no Cais do Fonte Nova, o “Manifesto KidicalMass” que reúne as principais reivindicações dos manifestantes.
Em setembro de 2024 (na Semana Europeia da Mobilidade) haverá nova edição desta massa crítica de crianças que quer crescer e lutar pelo seu direito a espaço seguro na rua.

A Ciclaveiro irá continuar o seu trabalho de sensibilização e mobilização desta comunidade que quer poder deslocar-se de forma mais eficiente, económica, saudável e feliz!

Ciclaveiro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.