PCP questiona Governo sobre a Extensão de Saúde de Mourisca do Vouga

1876
PCP (bandeira).

A Comissão Concelhia de Águeda do PCP tomou conhecimento das condições em que têm sido prestados os cuidados de saúde aos utentes do Pólo da Mourisca do Vouga, pertencente à UCSP Águeda III.

As consultas daquela Extensão de Saúde foram canceladas e encontram-se actualmente suspensas, sem data prevista para a sua reposição, estando apenas a ser assegurado um contacto telefónico e a requisição de receitas para medicação e exames complementares de diagnóstico. Os utentes são obrigados a dizer junto à recepção o que pretendem sem qualquer garantia de privacidade.

A actual crise sanitária colocou em evidência a importância da defesa dos serviços públicos e em particular do Serviço Nacional de Saúde. Para além das medidas de resposta à Covid-19 o SNS tem de continuar a assegurar a actividade assistencial a todas as outras situações de doenças, incluindo crónicas, agudas e urgentes, sendo elevado o número de utentes que continuam a precisar de vigilância médica e de enfermagem, que ficam com a falta de consultas longe do acompanhamento necessário.

Para o PCP é possível seguir um caminho que, rompendo com as opções sucessivamente tomadas por PS, PSD, com ou sem o CDS, de asfixia financeira, garanta o aumento do investimento no Serviço Nacional de Saúde, de modo a reforçar a sua capacidade de resposta, o alargamento dos cuidados prestados e a melhoria da qualidade. E esse caminho faz-se com o investimento nos edifícios e equipamentos do SNS para modernizar e melhorar a resposta pública. Faz-se com a valorização das carreiras, salários e com a regulação dos horários dos seus trabalhadores.

O direito à saúde tem que ser a prioridade de qualquer Governo e o Serviço Nacional de Saúde é a única garantia do seu cumprimento. Neste sentido a Comissão Concelhia de Águeda do PCP, através dos seus eleitos na Assembleia da República, questionará o Governo sobre a actual situação da Extensão de Saúde da Mourisca do Vouga e que medidas tomará para assegurar o seu normal funcionamento.

Os profissionais de saúde e o povo de Águeda podem continuar a contar com o PCP para a resposta que se impõe na salvaguarda da saúde, para resistir às dificuldades e defender os direitos das populações!

A Comissão Concelhia de Águeda do PCP

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780