PCP em defesa dos transportes públicos

854
Centro Coordenador de Transportes, Aveiro.

Os transportes públicos assumem uma importância central e decisiva na definição de políticas de mobilidade sustentáveis, capazes de concretizar o direito das populações à mobilidade, assegurar o transporte de pessoas e de mercadorias, promover o desenvolvimento e a coesão económica, social e territorial, no contexto de uma acentuada melhoria ambiental, que pressuponha uma vincada redução da emissão de gases de efeito de estufa e de outros poluentes com efeitos nocivos na saúde humana e nos ecossistemas.

Esta política não se consegue aplicar no concelho de Aveiro devido ao fraco serviço que a Transdev /Aveiro Bus fornecem. A falta de linhas que abranjam toda a cidade, os horários inadequados ao horário laboral e escolar que afetam milhares de trabalhadores e estudantes, o estado deficiente de algum do material circulante e a falta de pessoal transformam a deslocação de autocarro em Aveiro num verdadeiro caos. Também as ligações às freguesias do concelho de Aveiro com os concelhos vizinhos são insuficientes prejudicando a mobilidade das populações.

Devido à falta de investimento e contratação de mais trabalhadores, a Transdev, não tem capacidade para substituir um trabalhador que não pode comparecer ao trabalho, levando a que se suprimam essas carreiras.

É incomportável o elevado custo das viagens praticado pela Transdev. Veja-se o exemplo do valor praticado nas ligações às praias, torna-se absolutamente impeditivo para uma família deslocar-se.

Para o PCP os transportes públicos são peça fundamental para o desenvolvimento regional. A política, patriótica e de esquerda, que o PCP defende e propõe aposta em empresas públicas prestadoras do serviço público e no investimento público colocado ao serviço da economia e das populações.

O povo e os trabalhadores de Aveiro podem contar com o PCP na luta pela gratuitidade e a intermodalidade de transportes públicos, por um sistema de transportes públicos de qualidade, com carreiras e horários que dêem resposta às suas necessidades.

PCP / Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780