PCP alerta Câmara de Aveiro para aproveitar melhor o Centro Municipal de Interpretação Ambiental

735
CMIA, Aveiro (Foto do PCP de Aveiro).
Comercio 780

O PCP de Aveiro tomou posição em defesa da “valorização do Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA)”

A Comissão Concelhia de Aveiro visitou o edifício propriedade da Câmara Municipal de Aveiro, junto às salinas, onde regista “diversos problemas a par de diversas potencialidades por explorar”.

“Antes de mais é possível verificar que o investimento público relevante que ali se encontra, está pouco sinalizado e pouco promovido quer na rede viária circundante, quer noutros espaços de divulgação pública dos meios e espaços municipais”, refere um comunicado.

CMIA, Aveiro.

Os comunistas notam que “a zona verde que separa o edifício da Ria encontra-se desleixada, verificando-se o aparecimento de diversas espécies invasoras, e já de uma altura que impede o melhor usufruto da vista e do enquadramento paisagístico que o local poderia proporcionar, inviabilizando, por exemplo, a utilidade das placas explicativas da vista sobre a cidade de Aveiro”.

“Mais grave”, sublinha o PCP, é que o edifício principal, “de relevante interesse arquitetónico, apresenta diversos sinais exteriores de degradação, nomeadamente do seu revestimento exterior de ferro que tinge já as suas paredes.”

Para a concelhia, o CMIA “pode e deve ser aproveitado diariamente, promovendo e valorizando o seu usufruto, diversificando as suas atividades e potencialidades, não apenas aos meios escolares mas alargando-o à restante comunidade, incluindo os visitantes do município e da Região.”

O PCP entende que a Câmara “possui os meios para o desenvolvimento” do espaço em causa, “conferindo-lhe maior centralidade do que até agora. Entre outros melhoramentos óbvios e já sinalizados, na envolvente e no edifício, poderia ser alargado o seu horário de funcionamento (no presente apenas às sextas e circunstancialmente aos sábados) ou o alargamento do circuito pedonal existente que se limita à envolvente ao CMIA através de passadiço.”

A concelhia comunista irá levar esta “preocupação” à Assembleia Municipal de Aveiro.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780