
O Parque de Ciência e Inovação (PCI), liderado pela Universidade de Aveiro, vai inaugurar a 27 de novembro a sua’Digital Factory’, que pretende ser “um marco pioneiro em Portugal no domínio da experimentação, validação e aceleração de soluções inovadoras suportadas por tecnologias digitais”.
Integrada na Unidade de Negócio (UN) ‘Tech Lab’, esta infraestrutura atuará “em estreita articulação com a Zona Livre Tecnológica (ZLT) de Aveiro, reforçando o ecossistema de inovação nacional e europeu”.
O PCI “reafirma”, assim, “o compromisso de promover criatividade e inovação com impacto sustentável, alinhando tecnologia digital, criatividade e investimento.”
A UN ‘Tech Lab’ disponibiliza apoio a startups, empresas e centros de Investigação & Desenvolvimento (I&D), “cobrindo todo o percurso da ideia ao mercado.”
A ‘Digital Factory’ quer afirmar-se “como o novo epicentro de desenvolvimento e experimentação em inteligência artificial, realidade imersiva, digital twins e conectividade 5G, oferecendo às empresas, startups e centros de I&D um espaço de co-criação e teste de soluções avançadas.”
Principais capacidades
-
- Estúdio Multimédia e XR (experiências imersivas e design 3D aplicados à indústria e educação);
- Digital Twin e Modelação Avançada (simulação e otimização de processos e produtos);
- Cloud para IA e Computação Avançada (treino e escalabilidade de soluções inteligentes) e Conectividade 5G e Edge Computing (desempenho máximo para aplicações críticas).
Continuidade em toda a cadeia de valor
A estratégia do PCI passa por assegurar “continuidade em toda a cadeia de valor da inovação e do empreendedorismo, ligando criatividade, incubação, aceleração e scale-up através das diversas unidades”.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






