Para os amantes de destinos turísticos sustentáveis

1645
Imagem ADRIMAG.

Acredite que a primeira visita será apenas o aperitivo, pois para desfrutar e degustar este território no seu todo é necessário muito mais tempo do que aquele que poderá dispensar na primeira visita.

Por João Carlos Pinho *

2019 está na sua reta final e com este fim de ano surge a 15ª edição da revista MONTANHAS MÁGICAS, porventura o maior veículo de divulgação deste território de 1500 km2 que abrange 7 municípios do centro e norte de Portugal.

Este ano fica marcado pela renovação, por parte da Federação EUROPARC, da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) das MONTANHAS MÁGICAS, que deve ser, para todos os que aqui residem e trabalham, motivo de grande orgulho pois são poucos os espaços territoriais portugueses que podem apresentar este galardão como marca distintiva e diferenciadora para todos os amantes de destinos turísticos sustentáveis.

Desde novembro de 2013 que o espaço territorial montanhoso compreendido entre os rios Douro e Vouga merece esta distinção, o que obriga a uma cada vez maior interação e ligação entre todos os intervenientes nas diversas áreas económica, social e ambiental, com o intuito de manter bem alta a qualidade de todos os setores que se cruzam.

Pretende-se que o turista que nos visita se sinta bem acolhido e que seja esse mesmo turista mais um promotor e disseminador da qualidade das MONTANHAS MÁGICAS.

Este território tem, em diversos locais, vestígios de ocupação humana desde a pré-história, mas nesta edição damos a conhecer algum do património que data da era romana com as diversas pontes, caminhos e balneários termais que os engenheiros e servos, ao serviço dos “Césares” romanos, construíram por estas paragens, quiçá com o intuito de aqui se instalarem, assim tivessem conquistado o último reduto da Lusitânia.

História, ambiente, cultura, biodiversidade e gastronomia estão bem representadas nesta edição, onde os presidentes dos municípios de São Pedro do Sul e Sever do Vouga convidam todos os leitores desta revista a uma visita aos mais belos recantos das MONTANHAS MÁGICAS.

Acredite que a primeira visita será apenas o aperitivo, pois para desfrutar e degustar este território no seu todo é necessário muito mais tempo do que aquele que poderá dispensar na primeira visita.

Esperamos por si, caro leitor, muitas e muitas vezes para poder apreciar toda a magia destas montanhas.

Em nome de toda a equipa técnica da ADRIMAG desejo votos de um excelente Natal e que 2020 seja um ano de muitas viagens às MONTANHAS MÁGICAS.

* Coordenador da ADRIMAG –
Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira.

Publicidade, Serviços & Donativos