Palbit desenvolve novas soluções para maquinagem de aço e alumínio

792
Imagem Palbit.
Comercio 780

A Palbit, especialista na produção de ferramentas de metal duro, que tem instalações fabris em Albergaria-A-Velha, anunciou que está “a desenvolver soluções para a maquinagem de novas ligas de aço e alumínio, através do processamento de ferramentas com novos revestimentos ‘PVD-HIPIMS’ que são mais densos e com uma dureza superior”.

A empresa “têm, também, explorado novas soluções de ferramentas com revestimento de diamante para maquinar polímeros reforçados com fibras de carbono (CFRP), uma vez que permitem uma maior velocidade de corte, vida útil das ferramentas mais longa e afiamento das arestas através de ablação a laser”.

A Palbit lidera o consórcio ‘hi-rEV’ que concorreu ao Plano de Recuperação e Resiliência  (PRR), pretendendo “alavancar o desempenho e competitividade da indústria de componentes para a indústria automóvel, com um investimento total estimado em 50 milhões de euros”.

Um trabalho feito na sequência do esforço de inovação e desenvolvimento levado a cabo nos últimos anos com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) com uma “aposta na área da mobilidade sustentável com a criação de novos materiais de trabalho que acompanham a mudança no paradigma da maquinagem.”

Em comunicado, a Palbit lembra que a pegada ambiental dos veículos “não está apenas relacionada com as emissões durante a sua mobilidade, mas também com o seu processo de fabrico e com os componentes os materiais utilizados.”

“De forma a contribuir para a diminuição desse impacto, relacionado com o processo produtivo e os materiais selecionados na área da maquinagem”, a empresa encetou o desenvolvimento de “novas geometrias de ferramentas, novas composições de materiais mais sustentáveis, mantendo a qualidade e excelente performance.”

Ao mesmo tempo, “também têm melhorado as técnicas de processamento com vista à reciclagem e reutilização das matérias-primas de forma a tornarem a sua atividade ainda mais sustentável.”

A Palbit é um produtor de ferramentas de metal duro com mais 100 anos de experiência como fornecedor “completo” de soluções de ferramentas em metal duro e materiais ultra-duros.

Discurso direto

“A transição para um paradigma de mobilidade verdadeiramente sustentável requer o investimento das organizações em novos materiais, ferramentas e processos produtivos. A Palbit tem excelentes condições para evoluir na área da mobilidade sustentável, com uma equipa de Investigação e Desenvolvimento dotada de know how especializado e acordos de cooperação com entidades de ensino, que nos permitem alavancar os outputs tecnológicos” – Daniel Figueiredo, Executive Board Member da Palbit.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.