Ovar: Promoção do acesso dos utilizadores de transportes públicos ao programa de apoio à redução tarifária

247
Cidade de Ovar.

O caminho para a sustentabilidade ambiental, económica e social passa necessariamente pelo transporte coletivo. Infelizmente, a oferta de serviços de transporte público em Portugal é ainda escassa e, em muitos casos, dispendiosa.

É, portanto, necessário aumentar a oferta e reduzir o custo. Ainda que seja uma medida tímida de incentivo ao uso de transporte público, o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), com uma dotação de 104 milhões, pretende dar resposta a estas necessidades.

Os municípios, comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas terão um papel importante na identificação das carências e mapeamento das necessidades.

Por isso, por iniciativa do Bloco de Esquerda e após contributos dos outros grupos parlamentares, a Assembleia Municipal de Ovar aprovou por unanimidade, na passada quinta-feira, dia 21 de Fevereiro, uma recomendação que propõe: ao executivo municipal, que tome as diligências necessárias, no âmbito da CIRA, para o melhor aproveitamento possível do PART; à mesa da assembleia, que transmita ao governo a vontade desta assembleia em que seja revista a política de distribuição de verbas no âmbito do PART, e que discrimina negativamente os cidadãos que residem nas áreas intermunicipais.

O conteúdo da recomendação pode ser visto, na íntegra, em https://tinyurl.com/BEOvar21Fev2019.

Comissão Coordenadora Concelhia de Ovar do Bloco de Esquerda