Ovar recebe sessão de esclarecimento do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

870
Imagem de arquivo.

No próximo dia 6 de julho, pelas 14h30, Ovar recebe a terceira de inúmeras sessões de esclarecimento que o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais está a organizar por todo o País, durante este ano, com o apoio da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), da qual a Câmara Municipal de Ovar faz parte desde 2021.

Durante a sessão, que terá lugar na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, os presentes vão contar com a intervenção de várias associações que têm como objetivo ajudar os Cuidadores Informais na sua tarefa, que é cuidar, trabalhando de perto com os mesmos. A conversa contará com o apoio da Palmira Martins, Assistente Social em representação do Movimento, com o testemunho das equipas do Projeto Juntos no Cuidar, da Santa Casa da Misericórdia de Ovar e ainda com um representante da Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda, que se juntam ao Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais para esclarecer as demais dúvidas e necessidades dos Cuidadores e da sua rede de apoio.

“A duas sessões já realizadas foram um sucesso pois juntaram centenas de cuidadores que viram todas as suas dúvidas esclarecidas, relativamente ao Estatuto do Cuidador Informal. Ovar é o terceiro de muitos Municípios que ainda vamos percorrer porque não vamos desistir de caminhar ao lado dos doentes e dos seus cuidadores ”, refere Pedro Moura, Diretor-Geral da Merck Portugal.

O encontro é destinado a todos os cuidadores informais, profissionais de saúde, farmacêuticos, assistentes sociais, não necessitando de inscrição prévia.

Esta sessão de esclarecimento, tal como as seguintes, contam com o apoio do Instituto da Segurança Social, para esclarecer como se obtém o estatuto de Cuidador Informal e desmistificar o acesso ao mesmo, assim como de prestar algum tipo de aconselhamento, informação e orientação, tendo em conta os direitos e responsabilidades do Cuidador e da pessoa cuidada.

As sessões de esclarecimento vão percorrer o País, de Norte a Sul, levando a informação e formação a quem delas mais precisa. As restantes sessões vão prosseguir, ao longo do ano, noutras zonas do País, com as datas anunciadas no website do Movimento.

Saiba mais em https://movimentocuidadoresinformais.pt/

Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780