Ovar: PCP faz visita com a Associação Amigos do Cáster

833
Contactos com a Associação Amigos do Cáster (imagem cedida pelo PCP de Ovar).

Uma delegação do PCP, composta por Miguel Jeri e Angelo Cappelli, esteve recentemente numa visita de campo com a Associação Amigos do Cáster, representada por Eduardo Ferreira e Sisandra Sousa.

O tema central foi o corte de árvores no Perímetro Florestal das Dunas de Ovar, no quadro do Plano de Gestão Florestal do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar (PFDO), tendo havido uma frutífera troca de opiniões com os elementos desta Associação ambientalista. A visita de campo abrangeu áreas do PFDO, em Cortegaça, Maceda e Ovar.

Durante a visita foi possível avaliar não apenas a área sujeita a corte recente, em Cortegaça, na parcela 14BN do talhão 14, mas também as áreas envolventes, muitas ocupadas por espécies invasoras, sendo as acácias o exemplo mais notório. O crescimento aleatório e espontâneo de espécies invasoras reforça a necessidade de um reflorestamento responsável e planeado, ao invés do reflorestamento desordenado e espontâneo.

Foi ainda possível observar algumas espécies autóctones, como o carvalho, comprovando-se que estas espécies se apresentam como uma alternativa complementar quanto à reflorestação. É interessante notar que estas espécies foram identificadas em áreas dos talhões 13 e 14 contíguas à parcela recentemente alvo de corte, pelo que será legítimo questionar que estas espécies estariam presentes nos 5,05 ha da parcela contígua. Segundo o caderno de encargos da Hasta Pública 02/DRCNFC/2021, as condições incluem a preservação “de todos os exemplares da flora nativa (e.g. sobreiros, carvalhos, samoucos, medronheiros, espécies de matos psamófilos) eventualmente presentes na área do lote.”, pelo que importa questionar a Câmara sobre se tem forma de garantir que estas espécies foram efectivamente protegidas durante o corte.

Foram ainda identificadas algumas áreas de desordenamento florestal que constituem um risco aumentado de incêndio, como por exemplo na porção sudeste do talhão 54, onde foi possível identificar uma grande densidade de pinheiro-bravo de pequenas dimensões de crescimento aparentemente desordenado que, conjuntamente com a vegetação arbustiva, configura um risco de incêndio aumentado.

O PCP continuará a acompanhar e a aportar, de forma responsável, elementos para o debate em torno do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar, sendo essencial garantir as funções de conservação, de sensibilização ambiental, de promoção dos valores ambientais, devendo as actividades de promoção turística e de exploração respeitar os preceitos anteriores. Para os comunistas, qualquer instrumento de gestão desta importância deve ser desenvolvido em diálogo com as populações, que devem ser auscultadas e informadas regularmente dos processos em curso.

PCP de Ovar

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.