Ovar: Hospital retoma faseadamente atividade assistencial

1650
Hospital de Ovar.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Hospital Dr. Francisco Zagalo (HFZ), em Ovar, planeia retomar de forma gradual, a 11 de maio, a atividade assistencial suspensa desde 14 de março para dar resposta às necessidades decorrentes da pandemia.

A reativação abrangerá a consulta externa, o hospital de dia e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica (como o laboratório, raio-X, entre outros).

“Estamos a criar condições que permitam garantir a segurança para profissionais e utentes, assegurando-se um correto distanciamento social, atendendo ao espaço físico disponível. Para tal, tivemos de organizar os diferentes espaços, redefinir os circuitos, fluxos e procedimentos necessários a uma retoma segura para todos”, explica o presidente do conselho diretivo do HFZ, Luís Miguel Ferreira, citado em nota de imprensa.

O hospital procura, assim, a diminuição do tempo dos utentes no serviço em consultas e atos com hora marcada, com o desfasamento de horários e a distâncias de segurança nas salas de espera.

À entrada do edifício será feito um inquérito ao estado de saúde e medição da temperatura corporal, sendo que os utentes poderão entrar no espaço do hospital poucos minutos antes da hora da marcação da consulta ou exame.

Já a reprogramação da atividade cirúrgica deve arrancar a 1 de junho (nas especialidades de Otorrinolaringologia, Cirurgia geral, Oftalmologia, Ortopedia e Urologia), ainda que “bastante condicionada pelo perfil do hospital e das condições dos serviços cirúrgicos e bloco operatório atuais”.

O hospital colocou esta semana no parque de estacionamento um contentor técnico cedido pelos Bombeiros de Esmoriz, devidamente apetrechado, onde é efetuada a consulta de triagem covid-19 para pessoas referenciadas pela autoridade de saúde.

(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Publicidade, Serviços & Donativos