Ovar: Fogo industrial combatido a partir de quintais

1450
Fogo industrial na Valmet.
Comercio 780

88 operacionais e 30 viaturas, de várias coporações, INEM e autoridade policial, estiveram envolvidos no combate ao fogo industrial que destruiu parcialmente as instalações da Valmet, uma fábrica têxtil localizada nos arredores da cidade de Ovar.

O fogo, que deflagrou pelas 9:30, foi dado como extinto a meio da tarde. Num ponto de situação pelas 13:00, já estava controlado. Seguiu-se a fase de rescaldo, o que se antevia demorado atendendo aos materiais em causa e riscos de reacendimentos.

Dois operários fabris sofreram queimaduras ligeiras, tendo sido encaminhados para o Hospital de São Sebastião, na Feira.

O fogo terá deflagrado em óleos durante trabalhos de manutenção de maquinaria, propagando-se muito rapidamente a áreas de produção de tecidos de filtro sintéticos e a escritórios.

Quatro moradores idosos que habitam em em casas próximas da fábrica tiveram de ser evacuados por precaução, devido ao intenso fumo que tornava o ar quase irrespirável.

O Comandante dos Bombeiros de Ovar, João Mesquita, lembrou as dificuldades no combate às chamas que atingiram uma das zonas de produção (abaixo áudio).

Os cerca de 300 funcionários que estavam a laborar (o primeiro turno arrancou pelas 6:30) foram evacuados sem incidentes.

A Valmet (antiga Fanafel) é uma multinacional finlandesa, empregando em Ovar meio milhar de pessoas.

Para combater as chamas em algumas zonas exteriores, os bombeiros chegaram a entrar por casas de forma a conseguir a partir dos quintais aceder aos pavilhões que estavam a arder.

Os maiores danos atingiram uma zona recente, que resultou de um projeto de ampliação feito em 2015.

O Presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, remeteu para a empresa informações sobre os danos e elogia “extraordinário trabalho” dos bombeiros para “evitar uma tragédia” (abaixo áudio).

Nenhum responsável da Valmet esteve disponível, na altura, para prestar esclarecimentos.

Reportagem e imagens da Rádio AVFM, de Ovar

Artigo relacionado

Fogo industrial na Valmet, em Ovar

Publicidade, Serviços & Donativos