Ovar dá mais um passo para a criação do ‘Museu do Azulejo’

983
Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo de Ovar.
Dreamweb 728×90 – Video I

O executivo da Câmara de Ovar aprovou, recentemente, as “bases gerais” do futuro ‘Museu do Azulejo’ do município, dando sequência às iniciativas locais lançadas  nos últimos anos em defesa de um dos elementos mais marcantes do seu património edificado com valor histórico.

O líder da edilidade ovarense considerou mesmo a proposta ‘em cima da mesa’ como sendo “da maior importância para a preservação e promoção da identidade do município ligada ao azulejo”.

De resto, Salvador Malheiro lembrou na reunião da vereação em que o assunto foi agendado na ordem de trabalhos “que há muito tempo” que se impunha concretizar o projeto museológico.

A proposta da Divisão de Cultura e Desporto levada ao conhecimento do executivo após mais um evento ‘Maio do Azulejo’ foi considerada “bem elaborada”, acabando por merecer a a aprovação por unanimidade.

O vereador Alcides Alves (PS) felicitou a Câmara pelos passos dados, “fazendo votos que esta ideia se concretize, porque há muito se justifica um ‘Museu do Azulejo’, numa cidade que se intitula ‘Cidade Museu do Azulejo’ e que possui uma das maiores e melhores ‘galerias’ do azulejo do País e mesmo a nível internacional”.

Para António Bebiano, vereador do PSD, “o projeto não deve ficar confinado à cidade de Ovar, mas deve ser alargado a todo o concelho, nomeadamente ao norte do concelho”.

Depois da aprovação das “bases gerais”, o processo avança para a elaboração “do documento fundador e à organização e tramitação do procedimento”.

Artigos relacionados

Um roteiro pelos mais belos azulejos de Ovar

Ovar / Azulejos: Um bem patrimonial e um elemento diferenciado

No “hospital” do azulejo até as imperfeições têm que ser perfeitas

Publicidade, serviços e donativos

 

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.