Ovar / Centro: Requalificação da Av. do Bom Reitor permite criar nova praça

3323
Requalificação no centro de Ovar.
Comercio 780

O presidente da Câmara de Ovar consignou, esta quarta-feira, a empreitada de requalificação da Av. do Bom Reitor.

Adjudicada por 205.061 euros, acrescido de IVA, a obra é comparticipada a 85% por fundos comunitários.

Segundo a edilidade, “a intervenção pretende beneficiar a Av. do Bom Reitor e a frente da Igreja Matriz, sob o ponto de vista do conforto e segurança na circulação rodoviária e, sobretudo, pedonal, com alargamento dos percursos existentes a norte-poente.”

A frente da escadaria de acesso à Igreja será igualmente beneficiada com a criação de uma praça que lhe dará continuidade, criando um espaço aprazível de circulação e estadia, útil para a realização de celebrações religiosas.

“Com a criação desta praça e a definição dos percursos e travessias pedonais envolventes – que ligam a Igreja, o mercado municipal e o parque urbano – “pretende-se eliminar os atuais atravessamentos pedonais indevidos e arriscados sobre a área zebrada.”

O líder da autarquia, Salvador Malheiro, citado na nota de imprensa, lembra que está prevista a concretização de um conjunto de obras estruturantes de requalificação urbana da cidade de Ovar. “Está já em curso a requalificação do eixo viário constituído pelas ruas Dr. Manuel Arala e Rua Elias Garcia, e seguir-se-ão a requalificação da envolvente à estação e jardim Almeida Garrett, e a obra de requalificação dos largos 1º de Dezembro, Santa Camarão, Combatentes e percursos de ligação, num valor global estimado de 4,5 milhões de euros”.

Alterações de trânsito

A empreitada agora em curso implica alterações de trânsito, tendo sido elaborado um plano de desvios para “minimizar os incómodos causados no acesso ao centro da cidade, para quem chega de Norte.”

O trânsito proveniente da rotunda da escola de condução deverá seguir pela Rua de Timor e virar à direita (Poente), na Rua Gomes Freire.

A Rua Gomes Freire, entre os entroncamentos com a Rua de Timor e com a Rua Ferreira de Castro, passará a ter, temporariamente, dois sentidos e estará interdita ao estacionamento, no sentido Nascente-Poente.

Por este motivo, será permitido o estacionamento no mercado municipal, exceto à Quinta- -Feira e Sábado, até às 14:30, por motivo de realização de mercado semanal.

Publicidade, Serviços & Donativos