Ovar: Câmara destaca “projeção mundial” de evento escutista internacional com milhares de pessoas

381
Parque do Buçaquinho, Ovar.
Dreamweb 728×90 – Video I

O acolhimento por parte de Ovar do encontro internacional de escuteiros, no próximo ano, vai dar “uma projeção do município a nível mundial”, destacou o presidente da Câmara local, adiantando que os custos a assumir com o “16.º World Scout Moot” estarão relacionados com a logística envolvida.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Esclarecimento dado pelo edil durante uma recente reunião do executivo após algumas questões colocadas pelos vereadores da oposição a propósito do protocolo de colaboração celebrado com a Federação Escutista de Portugal (FEP), nomeadamente custos, que apontaram para meio milhão de euros.

As partes ainda estão a trabalhar o caderno de encargos, “mas o que está em causa é o apoio logístico, sendo que os participantes irão suportar parte dos custos inerentes à realização do evento”, ressalvou o presidente da Câmara, remetendo para mais tarde estimativas mais concretas.

O acompanhamento na zona do parque do Buçaquinho, Cortegaça, contará com a participarão jovens de todo o mundo, em número significativo, durante quatro dias, pelo que a autarquia de Ovar acredita que o impacto do investimento efetuado será sempre muito superior ao custo suportado.

Na semana seguinte ao World Scout Moot 2025, a Região Escutista do Porto vai realizar no mesmo local o seu acampamento regional (28.º ACAREG).

Compromissos assumidos pela Câmara:

– Apoio material e logístico;
– Cooperação na construção do campo base do World Scoot Moot2025 no Centro Escutista do Buçaquinho;
– Implementação da arena com uma previsão de 9.000 pessoas;
– Colocação no terreno de infraestruturas como água, saneamento, telecomunicações, energia, gás e resíduos, assim como transporte e alojamento dos responsáveis;
– Colocação de tendas para refeitório e apoio logístico;
– Segurança e policiamento.

O município já chamou a si a empreitada de de construção do Centro Escutista de Cortegaça, que foi lançada com um preço base de 745.155 euros, dando sequência a trabalhos já executados no âmbito do Orçamento Participativo.

Artigos relacionados

Portugal: Organizações escutistas, Município de Ovar e Freguesia de Cortegaça vão colaborar na realização de encontro mundial, em 2025

Centro Escutista Regional do Porto

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.