Os Verdes visitaram Barrinha de Esmoriz / Lagoa de Paramos

600
Barrinha de Esmoriz, Os Verdes.

No passado sábado, dia 13 de maio Os Verdes visitaram a Barrinha de Esmoriz / Lagoa de Paramos, acompanhados de elementos da Associação Amigos do Caster, do biólogo Rui Brito e de ornitólogos, assinalando o Dia Mundial das Aves Migratórias que visa a sensibilização para a necessidade de proteção e conservação das aves migratórias e dos seus habitats e a consciencialização global para as ameaças que as aves enfrentam.

A Barrinha de Esmoriz que integra a rede Natura 2000, constitui um importante habitat para as espécies endémicas (flora e fauna) e para as aves migratórias. Esta lagoa com uma área de 396 hectares, repartida pelos concelhos de Espinho e de Ovar, é considerada pela BirdLife International como Área Importante para a Preservação de Aves.

Nesta visita foi possível observar 30 espécies de aves, das quais 11 correspondem a espécies migratórias.

O estado de conservação da flora, dos solos e em particular, das linhas de água afluentes exigem monitorização, vigilância e medidas de conservação compatíveis com a salvaguarda da Barrinha de Espinho / Lagoa de Paramos e a erosão da Costa.

Ao longo dos anos, em particular na última década, o Partido Ecologista Os Verdes tem acompanhado e intervindo na Barrinha de Esmoriz, nomeadamente no Parlamento, com várias perguntas e iniciativas para assegurar a qualidade das águas que aí afluem. Em 2018, o Projeto de Resolução do PEV pela implementação de medidas para a monitorização e despoluição dos cursos de água que desaguam nesta lagoa, esteve na origem da Resolução da Assembleia da República n.º 53/2019 que recomenda ao Governo que promova as medidas adequadas à eliminação dos focos de poluição na Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paranhos.

Esta iniciativa inseriu-se no âmbito do roteiro Ecologista que Os Verdes estão a levar a cabo pelo país, orientado para o contacto próximo com as populações, associações e movimentos na abordagem aos principais desafios que o país e os portugueses enfrentam, em particular os ambientais, A visita do próximo sábado resulta pois desse percurso de ações, propostas e de encontros com associações e movimentos face aos muitos alertas ambientais que vimos denunciando. Por uma Vida Mais Digna, um Futuro Mais Verde.

Partido Os Verdes

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.