Orçamento Participativo de Sever do Vouga regista recorde de votação

1470
Orçamento Participativo de Sever do Vouga.

Com uma dotação de 50 mil euros, o Orçamento Participativo de Sever do Vouga teve um grande envolvimento da comunidade, ao registar um número recorde de participação, com 6.573 votos.

Os projetos “Vilarinho’s Board Walk” (976 votos) e “Um Ponto de Observação do rio Gresso” (778 votos) venceram a terceira edição da iniciativa, cujo anúncio dos vencedores foi feito na última noite da FicaVouga, a 4 de agosto. Fortalecer a democracia, ao aproximar a comunidade da gestão pública, é o objetivo da Câmara Municipal.

O “Vilarinho’s Board Walk”, na freguesia de Talhadas, consiste na criação de um passadiço de acesso à Cascata de Água D’Alte, incluindo a sua requalificação, com vista a promover o turismo. Já “Um ponto de observação no sítio do Gresso”, em Rocas do Vouga, aposta na conservação da natureza, dando continuidade ao projeto dos passadiços das Escarpas do Gresso (um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo) para montante até à “Pedra da Sombra”, local identificado como polo dinamizador e de observação do rio Gresso.

Apesar de serem implementados nas freguesias de Talhadas e de Rocas do Vouga, os projetos, que possuem uma forte componente turístico ambiental, contribuem para a promoção de todo o concelho, sendo capazes de captar visitantes para usufruírem da paisagem severense. “Notamos uma sensibilidade cada vez maior da comunidade em apresentar propostas que, de alguma forma, tragam benefícios para todo o concelho, contribuindo assim para o desenvolvimento integrado do nosso território”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, que se mostrou satisfeito com os resultados desta edição.

“Com propostas inovadoras, que trazem um impacto positivo para todo o concelho, e um recorde de votação, esta terceira edição refletiu uma maior participação da comunidade que está cada vez mais consciente da importância do Orçamento Participativo. Tudo isto é fruto do trabalho que iniciamos há três anos e prova que estamos no caminho certo. O objetivo é que todos nós, juntos, sejamos capazes de construir um concelho cada vez mais participativo e consciente”, acrescentou António Coutinho.

Câmara de Sever do Vouga

Publicidade, Serviços & Donativos

 

Comercio 780