Orçamento Participativo de Águeda ajuda a dinamizar atividades náuticas de recreio na pateira

1620
Náutica de recreio, Óis da Ribeira (Águeda).

Uma “nova vivência” surgiu na pateira de Fermentelos graças a um projeto a desenvolver no âmbito do Orçamento Participativo de Águeda, anunciou a edilidade local.

Um conjunto de equipamentos de náutica de lazer estão agora disponíveis para “fruição da lagoa” a partir de Óis da Ribeira, ficando disponíveis atividades diversas, como stand up paddling, gaivota, kayak ou water bikes.

A implementação deste projeto teve um investimento de 50 mil euros, valor que é o máximo admissível para candidaturas ao Orçamento Participativo (OP).

“Este foi um dos projetos mais votados no âmbito do OP e a sua concretização foi possível através de um acordo de cooperação com a União de Freguesias (UF) de Travassô e Óis da Ribeira”, refere um comunicado.

O projeto proposto por um grupo de cidadãos pretende que “a oferta de soluções de náutica de lazer se estenda a pessoas com deficiência motora e intelectual, permitindo que todos, de uma forma inclusiva, possam desfrutar da pateira.”

Aproveitando a apresentação à comunidade, a autarquia anunciou que pretende proceder ao alargamento dos passadiços locais, procurando chegar a acordo com proprietários de alguns terrenos necessários.

Segundo a nota de imprensa, António Brinco, um dos proponentes do projeto, manifestou alegria pela concretização de um sonho que “demorou bastante tempo a pôr em prática, devido a todas as suas especificidades”, mas que irá permitir “divulgar a Pateira e os seus encantos” com atividades que ajudam a atrair visitantes.

A Câmara de Águeda cede os equipamentos associados à náutica de lazer, que serão geridos pela UF com vista à utilização pelo público em geral.

Entre os equipamentos cedido para a realização de atividades náuticas estão kayaks duplos sit on top, pranchas de stand up paddling, gaivotas, water bikes, coletes salva-vidas e um atrelado para transporte do material.

Discurso direto

“A autarquia está a fazer todos os esforços para concretizar todos os projetos vencedores do OP e este, na Pateira, tem “um sabor especial. Isto porque, com as atividades náuticas de lazer, é dada vida à Pateira e as pessoas usufruem desta maravilha da natureza que temos aqui. Esta é mais uma razão para virmos até à pateira, mais um motivo para as pessoas ficarem aqui mais tempo, porque podem entrar em segurança na pateira e gozar estes equipamentos, estando em contato muito próximo com a água” – Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda.

Publicidade, Serviços & Donativos