“Orçamento de Estado para continuar a avançar”

653
Assembleia da República.
Dreamweb 728×90 – Video I

As respostas para uma geração de jovens, que se encontra no topo da união europeia na idade média de saída de casa dos pais, são urgentes e essenciais.

Por João Costa *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Continuar a avançar. É este o mote do próximo Orçamento de Estado, mais uma vez, orientado para o reforço dos rendimentos dos portugueses, em particular, para os mais jovens. Vejamos os avanços, que permitem afirmar uma geração:

1) Nos rendimentos, com o maior aumento do salário mínimo de sempre, no valor de 60 euros, que no próximo fixar-se-á em 820 euros. Garantir que o esforço do trabalho é, progressivamente, mais bem recompensado em Portugal.

2) Na redução dos impostos sobre o trabalho: atualização de 3% em todos os escalões do IRS e redução das taxas marginais até ao 5º escalão. Para os mais jovens, o IRS Jovem é reforçado através da devolução das propinas pagas no ensino superior, nos primeiros 5 anos de trabalho.

3) No reforço da mobilidade, através da criação de um passe ferroviário nacional, com um custo de 40 euros por mês, e a gratuitidade do passe sub-23 o que fará com que os mais jovens, com mais dificuldade de acesso ao transporte individual, possam ter um acesso gratuito aos serviços de transportes públicos.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

4) Nas creches gratuitas que serão, agora, acessíveis a 120 mil crianças. Um reforço no acesso à infância que continua o caminho de apoiar as famílias na educação, a principal garantia, de progresso social de qualquer país desenvolvido.

5) Na habitação, com o reforço do complemento de alojamento para os estudantes deslocados no ensino superior, com o reforço do programa porta 65 destinado a apoiar o arrendamento jovem e, por último, com o reforço da construção de habitação pública e residências estudantis que venham garantir o acesso e o direito à emancipação jovem.

As respostas para uma geração de jovens, que se encontra no topo da união europeia na idade média de saída de casa dos pais, são urgentes e essenciais, por isso, o Orçamento de estado aprovado no parlamento, no passado dia 29 de novembro, procura continuar a avançar nos progressos sociais e no aumento do rendimento dos portugueses, em especial, na afirmação de políticas para os mais jovens, para que estes possam ter condições de construir o seu projeto de vida no seu país.

* Candidato à Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.