Oliveira do Bairro: ‘Parque da Cidade’ nasce em 2020

2435
Parque dos Pinheiros Mansos, Oliveira do Bairro.

A empreitada de construção do ‘Parque da Cidade’, em Oliveira do Bairro, “avançará já em 2020”, tendo um prazo de execução de um ano, anunciou o município local.

A zona verde ficará localizada na área do parque dos Pinheiros Mansos, representando um investimento de 400 mil euros.

Segundo Jorge Pato, vice-presidente da Câmara, citado em nota de imprensa, o projeto “tem como objetivos valorizar e preservar” o ‘pulmão da cidade’, a”proveitando as suas potencialidades paisagísticas, ecológicas, sociais e florestais, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável do concelho, com melhor qualidade da vida para os nossos munícipes e sendo mais um atrativo para quem nos visita, reforçando a promoção de práticas saudáveis ao ar livre e o envolvimento da nossa comunidade”.

Uma área verde urbana com cerca de 25.200 metros quadrados, que permitirá a ligação pedonal e ciclável entre os vários equipamentos escolares e desportivos existentes na envolvente.

O município bairradino conta com um financiamento de 155 mil euros, correspondente a 75% do investimento elegível (206.791 euros), por parte do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo de Coesão (FC), na sequência de uma candidatura apresentada no âmbito da promoção da adaptação às alterações climáticas e prevenção e gestão de riscos.

A zona verde ficará próxima do Parque Desportivo Municipal de Oliveira do Bairro, beneficiando de “boas acessibilidades e de um amplo parque de estacionamento.”

A intervenção prevê a plantação de 300 árvores autóctones, percursos pedonais e cicláveis e “cuidado em proteger as três lagoas principais existentes, com guardas de proteção em madeira”.

“Outra mais valia do investimento” será o aproveitamento de águas pluviais acumuladas de forma natural nas lagoas, para a rega de zonas ajardinadas e da relva do estádio municipal.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780